Nas três maiores cidades da Serra, 11.671 meninas com idade entre 11 e 13 anos começam a receber nesta segunda-feira (1º) a segunda etapa de vacinação contra o HPV, vírus que provoca o câncer do colo de útero.
Em Caxias do Sul, onde o objetivo é imunizar 9.448 meninas, as doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serão aplicadas também nas escolas, a partir de um cronograma montado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Em Bento Gonçalves, a meta é vacinar cerca de 1.775 meninas. Na cidade, primeiro as doses serão aplicadas nas escolas e depois serão disponibilizadas nas UBSs.
Em Farroupilha, 448 meninas devem receber a segunda dose, nas escolas e nas UBSs.
Para receber a imunização, é preciso apresentar o cartão de vacina e um documento de identificação. Meninas dessa faixa etária que ainda não tomaram a primeira dose também podem procurar os postos de saúde e se imunizar.
A primeira dose da vacina foi aplicada em março de 2014 e de acordo com o Ministério da Saúde, a segunda dose é essencial para garantir a proteção contra o HPV. A terceira dose é aplicada cinco anos após a primeira.