Mesmo com a proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vários tipos de anabolizantes e suplementos alimentares são facilmente encontrados no comércio da Capital. A reportagem da Rádio Gaúcha flagrou compra e venda até mesmo dentro de academias de Porto Alegre.
Um aluno de um desses locais contou que usa anabolizantes e suplementos na busca de evolução corporal mais rápida. O estudante, que prefere ser identificado apenas como Eduardo, 23 anos, afirma que vê instrutores e professores de musculação que buscam a suplementação no Paraguai e vendem para os alunos na Capital.
"Como eu quero um resultado rápido, eu estou utilizando dois suplementos juntos que geram o mesmo efeito dos anabolizantes, que é o Lipo-6 Black e o Hemorage. São dois suplementos bem difíceis de serem encontrados aqui no Brasil. Então os professores e instrutores da academia trazem do Paraguai e nós compramos dentro da academia em Porto Alegre", disse o aluno.
Conforme o último relatório da Anvisa, o consumo de alguns suplementos alimentares - como Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black -, além de ser proibido, causa graves danos à saúde. O médico cardiologista e professor de educação física Ricardo Stein afirma que mesmo com a proibição dos produtos, os jovens consomem cada vez mais anabolizantes. Ele alerta que os riscos são grandes e que o uso pode levar à morte.
"Os anabolizantes são responsáveis pelo câncer de fígado. O anabolizante é capaz de atrofiar o testículo, o anabolizante e alguns suplementos podem causar rouquidão para sempre nas mulheres. Essas drogas podem ser responsáveis por infarto, por morte súbita e por crescimento do músculo do coração", alerta o médico.
O especialista em cardiologia do exercício também afirma que a substância Jack3D, uma das usadas pelos alunos nas academias de Porto Alegre, já causou diversas mortes em jovens pelo mundo.
"Existe uma substância famosa entre inúmeros jovens no nosso meio que é o Jack3D. O Jack3D foi responsável pela morte de uma moça de 31 anos na maratona de Londres no ano passado, ela sofreu uma arritmia maligna e veio a falecer no meio da maratona. Existe outros suplementos que são legalizados, mas que exigem atenção como o Whey Protein, que também oferecer diversos riscos. O que nós temos hoje é uma verdadeira epidemia de suplementação de todos os tipos", disse ele.
Efeitos colaterais
O estudante começou a usar em outubro o anabolizante Estanozolol, que é proibido pela Anvisa, e misturou com os suplementos Lipo-6 Black e Jack3D e diz que sofreu sintomas de diarreia e vômitos por mais de duas semanas.
"Depois de duas semanas que eu apliquei a primeira dose de anabolizante, misturada com os produtos Lipo-6 Black e Jack3D, eu comecei a ter sintomas de diarreia, vômitos, comecei a vomitar muito, todos os dias”.
A reportagem da Rádio Gaúcha também foi até uma banca de suplementos em um shopping da capital e constatou a venda de suplementos irregulares como o Danazol. Os preços passam de R$ 150. Segundo o atendente da banca de suplementos, nunca houve fiscalização. Já nas bancas que ficam no Mercado Público, foi constatada outra irregularidade: mercadorias expostas à venda sem respeitar o Código de Proteção e Defesa do Consumidor por apresentarem os rótulos em língua estrangeira, quando a exigência é que estejam na língua nacional ou pelo menos tenham a etiqueta de tradução em português.