O investimento será feito em duas instituições. No Instituto da Criança com Diabetes, serão investidos 138 mil dólares. 15 vídeo-aulas estão sendo produzidas para orientar pacientes da diabete tipo 1 e famílias sobre como tratar e lidar com doença. Outros 3 milhões de dólares serão investidos na Fundação Médica do Rio Grande do Sul para a realização do projeto Linda Brasil. O projeto irá realizar o acompanhamento de cerca de cinco mil mulheres com diabete gestacional. Na segunda etapa, 500 mulheres que não evoluírem ao diabetes serão selecionadas para participar de um estudo.
A ideia é replicar os estudos realizados no Rio Grande do Sul para outros estados do país. Conforme a responsável pelo projeto, médica e professora da Ufrgs Maria Inês Schimidt, em cerca de 3 anos é esperada uma significativa redução dos casos de diabetes em mulheres que receberam intervenção do estudo. A diminuição pode ser de até 40%.
A campanha de luta contra a diabete também foi lançada na África do Sul, Índia e México. Quase 80% das mortes causadas por doenças crônicas não transmissíveis acontecem em países em desenvolvimento. A responsável pelo atendimento é a empresa farmacêutica Eli Lilly.
Gaúcha
Mais de 3 milhões de dólares serão investidos no tratamento contra a diabetes no Rio Grande do Sul
O investimento será feito no Instituto da Criança com Diabetes e na Fundação Médica do estado
Bruna Gassen
Enviar email