Desde o início dos tempos, a missão de curar e salvar vidas é reconhecida por todos, mas o contexto atual da pandemia do coronavírus reforçou ainda mais a importância destes profissionais na sociedade. É com esse olhar que a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) presta homenagem a todos que escolheram esta difícil, porém, realizadora missão.
“O trabalho e a dedicação na luta para prevenir doenças, salvar vidas, dar qualidade de vida para todos é nobre e merece todo reconhecimento. Porém, é fundamental lembrar que não estamos sozinhos. Por trás de um médico, está uma família que o apoia nas mais dolorosas horas. No ambiente de trabalho, está cercado de tantos outros colegas médicos e profissionais de diversas áreas que são um suporte fundamental”, afirmou o presidente recentemente eleito da AMRIGS, Gerson Junqueira Junior.
As vivências mostram, também, que o médico, apesar de tantas vezes ser percebido como um “super-herói”, tem suas fragilidades e momentos de dificuldade. A Medicina desafia a todos por sua complexidade e por lidar com o que há de mais importante: a vida. O médico é um ser humano normal, com vida, família e sentimentos. Não vive e nem atua isoladamente, precisando sempre trabalhar em equipe e em sintonia com todos os profissionais da saúde.
“A COVID-19 colocou todos nós, médicos, em uma situação extremamente desgastante. O cansaço físico e mental de todos que estão na linha de frente tem sido muito grande. Porém, é recompensador a cada vida que é salva e a cada paciente que sai de um hospital”, completa Gerson.
Dia 18 de outubro é o primeiro dia da nova diretoria, que assume com novos desafios, com a missão de permanecer atuando de forma consistente para fortalecer e promover as melhores práticas da medicina, por meio de ações e programas em benefício do médico, da saúde e da comunidade.
A AMRIGS agradece a todos que escolheram viver a Medicina.
Feliz Dia do Médico!
Fonte: ASCOM AMRIGS