A JBS tem como objetivo prioritário a saúde e segurança dos seus colaboradores. Desde o início da pandemia da Covid-19 no país, a empresa adota um rigoroso protocolo de controle e de prevenção da doença em todas as suas unidades. Os procedimentos foram definidos de acordo com os órgãos de saúde, protocolo interministerial da Saúde, da Economia e da Agricultura e seguiu as orientações de médicos especializados, como o Prof. Dr. Adauto Castelo Filho e da consultoria do Hospital Albert Einstein, que têm apoiado a empresa na construção das medidas implementadas em suas instalações.
"Os rígidos protocolos de segurança da empresa minimizam enormemente o risco de contaminação dos colaboradores nas fábricas. O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e as regras de distanciamento, por exemplo, são exigências permanentes. Entretanto, fora do horário de trabalho, os trabalhadores convivem com outras pessoas – sem equipamentos ou regras de proteção – e estão submetidos a um risco de contaminação maior do que nas fábricas", afirma o médico infectologista Dr. Adauto Castelo Filho.
Da ida ao trabalho até o retorno para a casa e em todas as áreas da Companhia, os colaboradores da JBS cumprem rigorosos protocolos de proteção como, por exemplo:
No transporte: a empresa duplicou a frota de ônibus e reduziu a ocupação pela metade. Os lugares são demarcados e fixos na ida e no retorno do colaborador e o uso de máscaras é obrigatório. Além disso, foram instalados dispensers de álcool em gel em todos os ônibus. Também podem ser verificadas ações como a verificação de temperatura dos passageiros no momento do embarque e a verificação de sintomas gripais, impedindo que um colaborador sintomático possa embarcar nos ônibus. Toda a frota é higienizada e desinfetada no intervalo das viagens.
No acesso às unidades: ocorre a triagem dos colaboradores com o controle de temperatura e avaliação clínica – antes do acesso às fábricas. Também é feita a entrega de máscaras, exigida a higienização das mãos e do distanciamento seguro entre as pessoas. “Todos os dias, a gente vem com muita segurança para o trabalho. Chegamos na Companhia, passamos pela medição de temperatura e fazemos toda a higienização com álcool em gel. Eu me sinto segura no meu trabalho”, conta Edilaine Dumke, operadora da sala de cortes na Unidade da JBS em Seberi (RS).
Nos restaurantes e áreas de descanso: foram estabelecidas novas rotinas com horários alternados e implantação de regras de distanciamento, além da instalação de anteparos de acrílico que impedem o contato físico entre as pessoas. O serviço de alimentação também é realizado sem contato com objetos comuns e o uso da máscara é obrigatório até o início das refeições. Os colaboradores são orientados a evitar conversas durante o período em que estão comendo e sem a máscara.
“Na unidade de Montenegro, por exemplo, implantamos tapetes com produto químico que ajuda na higienização dos sapatos. Esses tapetes estão em todos os acessos da fábrica: restaurantes, vestiários, produção”, comentou Miguel Pedro Santana, gerente de Recursos Humanos da Unidade da JBS em Montenegro (RS).
Sobre cuidados pessoais e equipamentos de proteção individual (EPIs): a empresa conta com a oferta abundante de sabonetes, sanitizantes e álcool em gel 70%. Além disso, novos equipamentos de proteção, como máscaras que atendem as especificações da ABNT e respiradores PFF2 e N95 são fornecidos a 100% dos colaboradores, que completam a sua proteção com o uso de viseiras de acrílico (face shield). Esses equipamentos de proteção são equivalentes às proteções dos médicos que trabalham em contato direto com pacientes com Covid-19 em hospitais e UTIs.
Prática do distanciamento: regras e sinalizações coíbem a aglomeração e garantem o distanciamento seguro entre colaboradores. Foram demarcados os lugares e espaços entre as pessoas no controle de acesso nas portarias, vestiários, áreas de lazer e refeitórios, entre outras medidas.
“Capacitamos os supervisores para que auxiliem na orientação dos nossos colaboradores durante todo o trabalho e nas horas de descanso. Realizamos comitês diários sobre o tema, onde trazemos profissionais da operação para avaliar e dar opinião sobre as medidas que estão sendo implantadas. Nossa equipe se engajou perfeitamente nessa ideia no objetivo de cuidar de si e dos demais”, afirmou Miguel Santana.
Diariamente, a empresa promove a higienização para desinfecção de todas as suas instalações (interna e externa). “Todas essas precauções mitigam consideravelmente o risco de contaminação dos funcionários no ambiente de trabalho", confirma Dr. Castelo. Além disso, a JBS também criou protocolos específicos para a identificação de colaboradores positivos, sintomáticos ou contactantes. Caso um colaborador teste positivo para Covid-19, ele e seus familiares recebem atendimento imediato por parte da empresa, além de acompanhamento integral até seu total restabelecimento. Nesse período, o colaborador é afastado e retornará somente após indicação médica/clínica. Os colaboradores contactantes ou suspeitos também são afastados preventivamente e acompanhados por um serviço de tele-medicina durante todo o período do seu afastamento.
Com essas medidas, a empresa está confiante em garantir o abastecimento e a oferta de produtos da mais alta qualidade a seus clientes e consumidores no país e no mundo. É uma missão que não pode parar, já que a produção de alimentos está entre as atividades essenciais para a população.
Para saber mais sobre as medidas adotadas pela JBS, assista ao vídeo ou clique aqui.