O aumento de casos e de mortes por meningite bacteriana chamou atenção no Brasil em 2023. E a recomendação dos especialistas segue a mesma: a vacina ainda é a melhor forma de proteção contra a doença.
A enfermidade é uma inflamação das meninges - líquido e membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. No Rio Grande do Sul, o número de diagnósticos cresceu 29% e de mortes 19% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo informação da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Embora alguns imunizantes sejam ofertados na rede pública, nem todos estão disponíveis, como a proteção para o tipo B. No caso da vacina ACWY (que protege contra os tipos A, C, W e Y da doença), o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta apenas para adolescentes de 11 a 14 anos. No entanto, esses imunizantes podem ser encontrados na rede privada. As vacinas estão disponíveis em 90 lojas com Panvel Clinic e ainda é possível efetuar a compra pelo site e agendar a aplicação em uma das unidades onde o serviço é ofertado.
A ideia de proteger a criança desde cedo deve ser considerada uma prioridade. Alessandra Dezordi, farmacêutica e coordenadora da Panvel Clinic, explica que a proteção contra a meningite é fundamental.
– A política de vacinação no Brasil é muito boa, mas esse é um ponto de atenção. É importante que os pais considerem como prioridade na saúde do filho essa proteção.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) é que a primeira dose das duas vacinas, B e ACWY, sejam aplicadas aos três meses de idade; a segunda dose aos cinco meses; e um reforço aos 15 meses. Mas quem não recebeu nenhuma dose nessa idade pode começar o ciclo a qualquer momento, explica Alessandra. Dos dois aos 50 anos, são duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.
Proteção em grupo, segundo a coordenadora da Panvel, é o mais importante quando se fala em prevenção. Em regiões onde há o aumento de casos, até adultos podem procurar pela proteção.
– As vacinas funcionam em grupos. Se uma pessoa está imunizada, ela está protegida, mas ainda pode ser uma transmissora, por isso, a coletividade é mais assertiva – alerta.
Para cuidar da saúde
Além dos imunizantes para proteger da meningite B e ACWY, a Panvel tem um portfólio completo de vacinas, como gripe, febre amarela, tríplice bacteriana, pneumocócicas 13 e rotavírus, hepatites A e B, tríplice viral, varicela, herpes zoster e HPV.
Há ainda outras ações voltadas para a saúde das pessoas, como serviços farmacêuticos e exames rápidos como o de gravidez (Beta HCG), colesterol, hepatite C, hemoglobina glicada, dengue, fertilidade, covid-19, HIV e sífilis. A ideia é ampliar os tipos de exames e também o número de lojas que ofertam o serviço ainda neste ano, explica a coordenadora.
Alessandra ressalta, ainda, um dos maiores benefícios de procurar a Panvel: conveniência. Existem muitas unidades por todas as regiões (atualmente a Panvel está presente nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo), o horário de funcionamento das unidades é ampliado e também há sempre a presença de um farmacêutico, profissional capacitado para prestar esses atendimentos ao público.
Para conferir os serviços, lojas onde são ofertados e agendar um horário de atendimento, é possível acessar o site ou o app Panvel. Para tirar dúvidas, também há o canal no WhatsApp (51) 3218-9000.