O verão chegou e, com isto, alguns cuidados devem ser redobrados, como com a hidratação. Muito se fala da importância de beber água, mas nem todas as pessoas conseguem ingerir a quantidade recomendada. Outras, talvez não tenham a dimensão da sua importância. Você deve estar atento também à qualidade da água consumida, pois ela não deve apresentar cor, gosto ou odores. De acordo com o Diretor de Operações da Corsan, Eduardo Carvalho, a água da Companhia passa permanentemente por todos os processos de tratamento que garantem a saída da torneira pronta para o consumo:
– É uma ação conjunta. A Corsan faz a sua parte atendendo aos padrões de potabilidade, com 180 parâmetros analisados. Porém, é fundamental que a água reservada em casa tenha a mesma qualidade. O cliente precisa ficar atento às condições do seu reservatório e fazer a limpeza corretamente a cada seis meses.
As empresas que limpam caixas d’água domiciliares ou de condomínios precisam tomar alguns cuidados ao realizarem esse serviço: usar luvas de borracha, escova com fio de plástico macio, balde, panos e água sanitária, nunca usar escova de aço, sabão, detergente ou outros produtos químicos de limpeza doméstica e tampar a saída com um pano para poder usar a água do fundo e para a sujeira não descer pela tubulação. As orientações são da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e da Corsan.
Segundo a nutricionista Imiana Wisneski, nenhum outro nutriente tem tantas funções no organismo como a água. A profissional explica que a hidratação corporal é imprescindível para manter o corpo funcionando de forma eficiente:
– Pense na água como se fosse o óleo do motor do carro. Pouco óleo faz o motor funcionar em altas temperaturas de maneira irregular, com isso, peças que deveriam ter vida útil longa são danificadas rapidamente. A mesma coisa acontece com o nosso organismo.
Entre os benefícios, Imiana destaca ainda a proteção nos rins, a melhora da função cardiovascular e pressão arterial, o transporte de nutrientes e até a qualidade da pele.
Uma dúvida bastante comum é a quantidade recomendada do líquido por dia: um ou dois litros? A especialista esclarece que a ingestão ideal para adultos é de um litro e meio a três por pessoa ou de 30 a 40ml/kg de peso corporal. Imiana explica que a base dos cálculos de necessidades diárias leva em consideração um homem de 70 quilos, por isso, a indicação dos dois litros.
5 estratégias para você melhorar a ingestão de água
Se você é do time daqueles que não conseguem beber muita água ao longo do dia, Imiana listou dicas que podem ajudar nesta tarefa. É importante lembrar que toda mudança de hábitos é progressiva.
1) Coloque lembretes/alarmes no celular.
2) Ande com garrafinhas, tenha sempre uma com você.
3) Estipule momentos do dia: ao acordar, tome um copo de água. Você também pode beber água ao chegar no trabalho, quando retornar para casa e antes de dormir, por exemplo.
4) Beba água junto com os cafezinhos (sem açúcar ou adoçante).
5) Nunca recuse água quando alguém te oferecer.
A especialista alerta que a desidratação – perda de água corporal – pode afetar o desempenho físico e cognitivo – cansaço, falta de energia e moleza –, além de alterar o funcionamento do trato gastrointestinal e estar relacionada a dores de cabeça, mudanças de humor e irritabilidade.
Fica a dica: repare na coloração da sua urina, se mais transparente = você está hidratado, se mais amarela = você já está no início de uma desidratação.