Em uma era de musas fitness nas redes sociais, cheias de dicas de exercícios e poses com looks na academia, é bom lembrar que para praticar qualquer tipo de atividade física, é fundamental buscar um profissional de Educação Física para ser orientado. Com tanta informação disponível, muitas pessoas se arriscam ao fazer exercícios por conta própria, fato que pode sobrecarregar articulações ou o sistema cardiorrespiratório, segundo a presidente do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2/RS), Carmen Masson.
O CREF2/RS alerta para a importância deste tipo de acompanhamento e a presidente da instituição explica que cada corpo tem necessidades diferentes e deve ser atendido especificamente:
– Para iniciar qualquer tipo de atividade física é importante a pessoa saber como está o seu corpo. Precisa ter certeza de que não tem um problema que possa ser agravado pela prática de tal modalidade. Apenas profissionais de Educação Física, habilitados para isso, podem fazer esse diagnóstico e orientar qual tipo de exercício é mais benéfico para cada indivíduo.
Carmen completa que os profissionais de Educação Física estudam para conhecer todo o corpo humano e as reações fisiológicas de cada músculo e órgão e são responsáveis por prescrever exercícios, atendendo objetivos individuais de treino, ritmo e carga, conforme a idade. Ela destaca que o profissional de Educação Física possui conhecimento científico para responder dúvidas específicas como: Quanto treinar? Em que intensidade? Por quanto tempo?
Regulamentação da profissão
Apesar da facilidade do mundo virtual de disseminar vídeos e exercícios, muitas vezes sem a formação necessária para tal, em 1º de setembro, faz 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil, que se deu a partir da Lei 9696/98. Segundo Carmen, esta lei estabeleceu um marco, passando mais credibilidade para os profissionais, e, consequentemente, um aumento no campo profissional e no número de faculdades do curso de Educação Física.
Para finalizar, a presidente alerta para alguns cuidados na hora de escolher uma academia como checar se o local tem o Certificado de Funcionamento do CREF2/RS na entrada e exigir a identidade profissional do Conselho do professor que vai fazer o acompanhamento. Caso o estabelecimento não faça isso, ela indica denunciar a irregularidade.
Fica a dica: Para fazer denúncias, basta preencher algumas informações no site do CREF2/RS, por meio de um formulário. Os dados são mantidos em sigilo.