Renan D'Avila, 27 anos, resolveu surpreender o pai na noite de ano novo. Motorista de ônibus em Porto Alegre há mais de 20 anos, Adriano D'Avila, 47, faz parte do grupo de trabalhadores de serviços essenciais que não pararam de trabalhar durante as festas de final de ano.
Já que o pai precisou passar a virada de 2024 para 2025 trabalhando, Renan o acompanhou no trajeto dentro do transporte público. O vídeo, publicado nas redes sociais mostrando o momento, viralizou.
Em entrevista para Zero Hora, Renan contou sobre como ocorreu a ideia de acompanhar o pai, que já havia passado a noite de Natal trabalhando.
Ele, que costuma passar o Ano-Novo viajando com amigos, iria passar esta virada com a família. Na manhã do dia 31, porém, a avó informou que não fariam churrasco para celebrar o Réveillon porque o pai de Renan estaria trabalhando.
— Eu pensei: "Pô, de novo. Coitado". E como eu não fui viajar esse final de ano, achei que poderia fazer uma surpresa para o "véio".
Renan então descobriu com a mãe em que linha o pai estaria operando. Sem saber o horário exato em que o ônibus iria passar, foi para a parada assim que o veículo saiu da garagem e esperou até que o pai passasse.
Quando o ônibus chegou, Renan subiu e mentiu para o pai que iria até o centro de Porto Alegre porque iria passar a virada na orla do Gasômetro, assistindo à queima de fogos. Durante o caminho, pai e filho foram conversando. Alguns passageiros entraram durante o percurso e foram informados de que Renan ocupava o assento de cobrador apenas para fazer companhia ao pai na noite de Ano-Novo.
Ao chegarem no fim da linha, André desejou feliz Ano-Novo ao filho. Renan, em resposta, afirmou que ainda não era meia-noite:
— Eu disse: "Vou passar a virada contigo. Vamos voltar para o bairro". O pai, um pouco sem jeito, perguntou se era sério. Falei que sim: "Vamos fazer o (sentido) bairro, porque a gente vai passar juntos. Vim aqui para te fazer companhia, era para ser uma surpresa".
Renan conta que o pai ficou sorridente e feliz com a notícia. De acordo com ele, o vídeo gravado pelo jovem mostra o momento em que o pai estava mais feliz.
Repercussão nas redes
O vídeo foi compartilhado nesta quarta-feira (1) e viralizou nas redes sociais. São diversos comentários elogiando a presença do filho junto ao pai. Renan não esperava a repercussão ao fazer a publicação:
– Alguns anos atrás eu vi o vídeo de uma família que passou com o pai em São Paulo. Achei que seria legal eu postar no Instagram também, mas não fiz com a intenção de viralizar. Fiz para mostrar um momento — conta. — Eu não esperava que iria viralizar assim. Foi uma repercussão boa. Vejo bastante gente ali comentando coisas boas.