Quem passa pelas calçadas da Rua André Puente, no bairro Independência, em Porto Alegre, encontra vários pontos com galhos e folhas acumulados pela poda de árvores. Na manhã desta quinta-feira (14), era possível perceber trechos em que metade da área dos pedestres está bloqueada pelo aglomerado de resíduos.
Moradores que passavam pelo local comentavam que o serviço havia sido realizado há mais de 10 dias, mas até o momento nenhuma equipe retornou para fazer a retirada.
— Dá vontade de tirar eu mesma — comentava uma pedestre que passeava com os cachorros ao avistar a reportagem.
O problema também foi constatado na Rua Dona Augusta, no bairro Menino Deus, onde os frequentadores afirmam que há galhos já secos parados desde o final de outubro. A situação está presente em diversos trechos, ocupando totalmente a calçada em alguns lados.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) afirmou que o serviço de poda nestes dois locais não foi executado pelas equipes da prefeitura. Após a execução de podas e supressões, o prazo é de até dois dias para o recolhimento pelas equipes municipais. No caso de vegetais próximos à rede de alta tensão, a responsabilidade pelo serviço e pelo recolhimento é da concessionária de energia elétrica.
Em nota, a CEEE Equatorial garantiu que fará ao longo do dia o recolhimento da vegetação nas ruas André Puente e Dona Augusta, em Porto Alegre. A empresa não divulgou o que pode ter causado a falha e confirmou que o prazo é de dois dias para vias principais, e até cinco dias nas demais vias.
A distribuidora ainda disse que se coloca à disposição dos clientes por meio dos canais oficiais:
- Central de Atendimento: 0800 721 2333
- WhatsApp/Clara: (51) 3382 5500
- Agência Virtual: www.ceee.equatorialenergia.com.br