Com sacos de resíduos pendurados em portões ou se acumulando em calçadas, moradores de Viamão, na Região Metropolitana, reclamam que a coleta de lixo está atrasada e com problemas recorrentes. Na Rua Sepé Tiaraju, no bairro São Lucas, várias casas estavam com sacolas nessa situação, sem saber quando serão recolhidas.
— Desde a semana passada está uma inconstância. Segunda-feira passada, eles não vieram e a gente teve que recolher o lixo, aí depois na quarta-feira, eles vieram às 7h, a gente colocou o lixo e eles já tinham passado, então teve que recolher de novo. Na sexta-feira, não vieram. Já entrei em contato com a prefeitura e eles não atendem — afirma a agente de viagens Alice Bringhenti.
Conforme os moradores, o serviço deveria passar na segunda, quarta e sexta-feira. Nesta quarta-feira (13), ninguém havia visto o caminhão na região.
O problema também é constatado pelo servidor público municipal Alex Candido, morador do bairro Santa Isabel.
— Há uns dois meses, começou a falhar. Temos a coleta na terça, quinta e sábado. Começaram a falhar ou na terça, ou quinta, ou sábado, aí começou agora a faltar dois dias ou até três dias, ficando muito lixo acumulado pelo bairro, sendo realizada a coleta somente na avenida principal do bairro, Liberdade, o que não contempla obviamente todos os moradores. Como é que todo mundo vai levar o seu lixo pra lá? — questiona.
Em contato com a reportagem, a prefeitura de Viamão reconheceu o problema e se manifestou por meio de uma nota:
“A Prefeitura de Viamão informa que a empresa prestadora do serviço está passando por dificuldades de manutenção em seus veículos, o que afeta diariamente a coleta de lixo. A Prefeitura já notificou por diversas vezes e estuda medidas jurídicas para a situação”.
A reportagem de Zero Hora tenta contato com a empresa Coleturb, mas ainda não teve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.