Quando decidiu organizar um encontro de corredores numa quinta-feira à noite no Centro de Porto Alegre, Luís Felipe Cagliari não imaginava que um dia reuniria tantas pessoas para correr pelas ruas da Capital.
— O "Salve Corre" foi uma vontade minha em juntar todos os níveis de corredores. Tanto a galera que tá iniciando, que treina por lazer ou saúde, e a galera também que treina por esporte — Cagliari.
De acordo com ele, o primeiro encontro, realizado em março de 2024, reuniu cerca de 20 pessoas. De quinta em quinta esse número foi aumentando e já chegou a 400 pessoas em eventos comuns e 600 em corridas especiais.
— A gente quer utilizar os lugares que não tem movimentação, a gente quer movimentar o comércio local, a gente quer utilizar os largos e praças que estão disponíveis para galera usar e muitas vezes não tem ninguém à noite e fica hostil, mas em grupo a gente se sente bem seguro para fazer esse tipo de coisa — afirma.
— Nós basicamente fazemos um convite para que as pessoas se sintam acolhidas para vir correr pacificamente aqui no centro e em outros bairros de Porto Alegre — completa.
O Salve Corre ocorre todas as quintas-feiras, às 19h30. O local de concentração é divulgado com antecedência no Instagram do projeto.
Uma porta de entrada para corrida
Encontros como o Salve Corre costumam ser uma porta de entrada para as pessoas conhecerem a corrida e, se gostarem, aderirem um novo esporte.
É o caso de Ana Cláudia Gaicoski. A designer participou do encontro pela primeira vez na noite de 28 de novembro.
— Eu acho importante esses encontros porque a gente se motiva. Para mim está sendo o início de um desafio pessoal de trazer a corrida como um estilo de vida e eu acho que o Salve Corre, com toda essa energia e pessoas que participam, irá me ajudar nesse objetivo — compartilha.
Cagliari, idealizador do Salve Corre, explica que é ele mesmo quem faz a curadoria dos mapas do percurso, tanto o de 3,5 km, para quem é iniciante, quanto o de 6 km para quem já corre há mais tempo.
— A minha intenção como organizador é servir também como porta de entrada, que as pessoas se mantenham e entrem numa assessoria de corrida, corram uma prova e comprem um tênis adequado. Porque é isso que irá fazer ela ter uma boa experiência e continuar correndo por bastante tempo e quem sabe para sempre.