O depósito temporário da região da Severo Dullius, na zona norte de Porto Alegre, deve ser fechado até o final desta semana. O terreno é o único dos chamados bota-espera implementados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) que segue recebendo resíduos pós-enchente.
Conforme o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a prefeitura está contabilizando a quantidade de entulhos depositada no terreno. A estimativa é que o número gire em torno de 40 mil toneladas. A previsão é lançar, na próxima semana, um edital para contratar a empresa que vai limpar o espaço.
— Na próxima semana, provavelmente, está sendo publicado o chamamento. Obviamente que existe o interesse tanto do poder público como da sociedade, mas também o interesse da empresa de limpar o quanto antes. O desejo é que em no máximo 30 dias seja concluída toda essa operação de destinação correta desses resíduos pós-enchente em Porto Alegre — estimou o diretor Hudertmarker.
Se a expectativa for confirmada, todos os resíduos gerados a partir da enchente serão retirados da cidade seis meses após a tragédia.
Ao todo, o DMLU calcula que recolheu 160 mil toneladas de resíduos das ruas da Capital. Destas, cerca de 120 mil toneladas foram encaminhadas para os aterros em Minas do Leão e Santo Antônio da Patrulha.
Além da Severo Dullius, outros dois terrenos provisórios seguem em processo final de fechamento e limpeza: na Serraria, na Zona Sul, e na Avenida dos Estados, na Zona Norte. O trabalho foi realizado também no espaço do Porto Seco, no Sambódromo, que agora passa por um serviço de cercamento.
Balanço dos depósitos provisórios na Capital
- Sarandi — Rua Sérgio Jungblut Dieterich, 1.201, Severo Dullius: aberto para descartes. Previsão de ser fechado nesta semana.
- Serraria — Avenida da Serraria, 2.517: em processo final de limpeza.
- Porto Seco (Sambódromo) — Avenida Élvio Antônio Filipetto: limpo e encerrado, com operação de cercamento em curso.
- Anchieta — Avenida dos Estados, 1.763: limpeza finalizada, em processo de fechamento.
- Humaitá — Rua Voluntários da Pátria, 1.047: encerrado.
- Floresta — Avenida Cairú com a Voluntários da Pátria, 3.635: encerrado.
- Centro Histórico — Avenida Loureiro da Silva, 104 (próximo ao aeromóvel): encerrado.
- Centro Histórico 2 — Avenida Loureiro da Silva, 678 (terreno da Polícia Federal): encerrado.
- Navegantes — Rua Voluntários da Pátria, acesso quatro, 314, próximo a Arena do Grêmio: encerrado.