O rompimento de uma adutora, no sábado (19), na Avenida Antônio de Carvalho deixa parte da zona leste de Porto Alegre sem água. O problema, causado por um poste de energia elétrica, foi constatado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Equipes já trabalham no reparo da adutora, e a expectativa é de que seja concluído ao longo do domingo (20).
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) desvia o trânsito no sentido norte-sul da Antônio de Carvalho pelas ruas Gralha Azul e, depois, pelas ruas Parque Plaza e pela Avenida Ipiranga.
De acordo com a prefeitura da Capital, o serviço é considerado de alta complexidade por conta da espessura da tubulação e da influência da rede de gás natural na via. O rompimento afeta consumidores que residem na área de cobertura das dez Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) que tiveram o funcionamento alterado em razão do rompimento da adutora.
As áreas afetadas são:
- Agronomia
- Bom Jesus
- Campo da Tuca
- Cefer I
- Cefer II
- Chácara das Pedras
- Intercap
- Itu Sabará
- Jardim Bento Gonçalves
- Jardim Carvalho
- Jardim do Salso
- Jardim Viçosa
- Lomba do Pinheiro
- Partenon
- São João
- Vila Boa Vista
- Vila Bonsucesso
- Vila Brasília
- Vila Colina do Prado
- Vila dos Sargentos
- Vila Esmeralda
- Vila Fátima Pinto
- Vila Herdeiros
- Vila Hidráulica
- Vila Ipê I
- Vila Jardim
- Vila João Pessoa
- Vila Mapa
- Vila São Carlos
- Vila São Francisco
- Vila Santa Helena
- Vila Nossa Senhora das Graças
- Vila Tijuca
- Vila Triângulo
Quando concluído o reparo, o retorno da água deverá ser gradual, demorando mais para ocorrer nas partes altas do sistema.
Após paradas longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação.
Se o aspecto normal da água demorar a ser restabelecido, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.