Visando agilizar a retomada das operações dos trens entre Canoas e o bairro Farrapos, em Porto Alegre, a Trensurb adquiriu disjuntores elétricos para auxiliar na proteção do sistema da estrutura e garantir a proteção dos circuitos das subestações de energia atingidas pela enchente, em maio.
Os equipamentos foram adquiridos junto a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com o objetivo acelerar a retomada das operações em toda a área de extensão da empresa metroviária.
Desta maneira, está mantido o prazo de 20 de setembro para que os trens voltem a circular entre as estações Canoas e Farrapos.
O investimento é de R$ 2,5 milhões e os equipamentos serão instalados por uma empresa terceirizada até o fim desta semana.
De acordo com a empresa de trens, essa é mais uma etapa a contribuir com a recuperação total de parte da estrutura atingida.
Segundo um levantamento recente, a Trensurb registra hoje menos da metade dos usuários de antes da enchente. Até maio, a média era de 110 mil pessoas transportadas diariamente, contra 50 mil usuários, no fim de agosto, realizando o deslocamento entre Novo Hamburgo e Canoas.