O movimento mais intenso, por causa do feriadão de 20 de setembro, e uma obra que causa estreitamento da pista, provocaram congestionamento na freeway na noite desta quinta-feira (19).
Por volta das 19h, a tranqueira chegou a 15 quilômetros e se estendia das pontes do Guaíba, em Porto Alegre, até o km 84 da rodovia, na ponte sobre o Rio Gravataí.
Às 20h, o congestionamento estava em cerca de 10 quilômetros. Depois, começou a diminuir. Pouco antes das 21h eram seis quilômetros de tranqueira, e às 21h30min já quase não havia retenção.
No km 84, que fica no município de Cachoeirinha, há obra que causa bloqueio de duas das quatro faixas, afunilando o fluxo de veículos.
A CCR ViaSul, concessionária que administra a freeway, previu que 33 mil veículos passariam pela estrada em direção ao Litoral Norte nesta quinta.
As saídas de Porto Alegre, pelas avenidas Castello Branco, Zaida Jarros e Assis Brasil, também apresentaram fluxo lento.
Às 19h, a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), registrou congestionamento na Avenida Castello Branco, "em razão de obras na freeway".
A obra que prejudica o trânsito em Cachoeirinha começou no dia 9 de agosto. O prazo de conclusão é novembro.
Segundo a CCR, trata-se de "adequação da ponte sobre o Rio Gravataí". São feitos "alargamento e recuperação" da estrutura. Não foi divulgado prazo para conclusão.