Com a retomada das viagens de trem entre Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e a estação Farrapos, em Porto Alegre, em dias úteis, iniciada na segunda-feira (23), a Trensurb registrou aumento de 15 mil passageiros em relação ao movimento da semana passada, antes do avanço da operação até a Capital. O levantamento foi divulgado nesta terça (24) pela empresa metroviária.
De acordo com a Trensurb, 67 mil passageiros utilizaram o serviço na segunda-feira, volume que ficou abaixo do esperado pela empresa, que tinha a expectativa de 20 mil usuários a mais.
Em entrevista coletiva, o diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, disse que objetivo da Trensurb é retomar o número anterior ao período da enchente, de 110 mil usuários.
Para atingir a meta, no entanto, ainda é preciso reabrir três estações em Porto Alegre. A previsão é de que os terminais São Pedro, Rodoviária e Mercado voltem a operar em 24 de dezembro.
Ajustes na baldeação são analisados
Durante a retomada das operações até a Capital, na segunda-feira, usuários do trem reclamaram da falta de ônibus articulados para auxiliar na baldeação entre a estação Farrapos e o Centro Histórico.
De acordo com a Trensurb, ajustes estão sendo avaliados para melhorar o serviço prestado.
O que diz a Trensurb sobre a baldeação
"A Trensurb segue monitorando o comportamento do fluxo de passageiros nos terminais de ônibus que prestam serviço para a operação Trilhos Humanitários. O movimento intenso de usuários neste primeiro dia útil de operação na estação Farrapos está dentro do esperado e todos os ajustes estão sendo avaliados para melhorar o serviço prestado."