Moradores de Porto Alegre que ainda precisam descartar resíduos gerados pela enchente terão de aguardar até 10 dias após acionar a prefeitura para ver o lixo recolhido. Um canal foi criado no WhatsApp do canal 156 especificamente para demandas de limpezas em bairros atingidos. O serviço está funcionando desde terça-feira (9).
O trabalho intensivo de retirada dos entulhos já foi dado por encerrado pela Prefeitura. Na última sexta-feira (5) o prefeito Sebastião Melo anunciou que praticamente todas os ruas afetadas já foram limpas, restando apenas a região do bairro Arquipélago. Desde terça-feira os casos passaram a ser tratados como pontuais, e deverão ser solicitados através do atendimento da prefeitura.
Para fazer o pedido, é preciso utilizar o WhatsApp da prefeitura através do número (51) 3433-0156. Ao iniciar a conversa é seguir o seguinte caminho:
- Acessar a opção 1 do menu: Enchente Poa
- Acessar a opção 2 do menu seguinte: Limpeza pós-enchente
- Informar os dados solicitados pelo atendimento automático.
Com o pedido formalizado, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) irá enviar uma equipe até o endereço informado. Segundo o diretor Carlos Hundertmarker será feita inicialmente uma vistoria no local. Se a quantidade de lixo for suficiente para ser recolhida em um primeiro momento, a demanda será atendida. No entanto, se houver um volume significativo, uma nova visita será agendada com os maquinários necessários para fazer o recolhimento.
O período de até 10 dias inclui os finais de semana. Enquanto aguardam, os moradores são orientados a manter o entulho na calçada, como vinha sendo feito anteriormente.
— A força de trabalho que o DMLU tem voltou ao normal, como era há três meses atrás, antes da enchente. Então 10 dias é pra gente receber a demanda, despachar para a seção, a seção vai lá faz a vistoria realiza e o encerramento é em até 10 dias corridos — afirma Hundertmarker.
O departamento mantém atualmente dois contratos emergenciais firmados durante a calamidade. Um deles com o aterro que está recebendo os rejeitos em Gravataí, e que deve durar seis meses, e outro com uma equipe com 256 profissionais que estão reforçando a limpeza. No entanto, o trabalho está direcionado para as Ilhas, onde ainda há acúmulos de lixo e de areia que permaneceram após o recuo das águas.
Conforme a Secretaria de Transparência e Controladoria, o primeiro dia de funcionamento do serviço recebeu 11 chamados. As demandas vieram de 10 bairros diferentes: Sarandi, Farrapos, Navegantes e Santa Rosa de Lima, na Zona Norte; Campo Novo, Cristal, Glória e Lami, na Zona Sul; Lomba do Pinheiro e Partenon, na Zona Leste. O serviço não é destinado para outros tipos de coleta. Em casos de pedidos em bairros que não foram diretamente atingidos, o DMLU afirma que a situação será avaliada caso a caso durante o atendimento.