Correção: a operação emergencial dos ônibus é de responsabilidade da Metroplan, e não da Trensurb como publicado entre as 21h37min do dia 4 de junho e as 9h45min do dia 5 de junho. O texto já foi corrigido.
O começo de semana teve longas filas de passageiros à espera dos ônibus da operação emergencial da Metroplan que faz o transporte entre Canoas e Porto Alegre. Nesta terça-feira (4), a reportagem de GZH esteve no Terminal Conceição, no Centro Histórico da Capital, para acompanhar o serviço.
— Agora está um pouquinho melhor, mas ontem (segunda-feira) estava muito difícil. A gente ficou aqui mais ou menos 1h40min esperando o ônibus. Hoje, não sei o que houve, mas está melhor. Ontem, era muita gente para pouco ônibus — relata a vendedora Ildete Oliveira, 47 anos, moradora de Sapucaia do Sul.
A Metroplan, órgão regulador, informou estão sendo disponibilizados 14 ônibus por dia no horário das 6h até às 20h. De Porto Alegre a Canoas, por exemplo, três veículos saem ao mesmo tempo do terminal Conceição até a estação Mathias Velho, em Canoas. O serviço é prestado pela empresa Transcal. A tarifa é de R$ 6,85.
O tempo máximo de espera tem variado de acordo com a demanda. Na segunda-feira (3), passageiros relataram mais de uma hora de aguardo. Já nesta terça, o relato que predominava entre os usuários era de um tempo médio de 30 minutos. A Metroplan garante que esse é o limite máximo de espera nos horários de pico e que equipes de fiscalização monitoram o serviço.
Em uma amostra registrada nesta segunda-feira, foram contabilizados quase 700 passageiros embarcando nos ônibus na faixa de horário das 6h às 9h.
Confira o trajeto feito pela operação emergencial da Trensurb:
- Estação Mathias Velho - Canoas
- BR-116 - Canoas
- Avenida Zaida Jarros
- Farrapos
- Terminal Conceição
- Avenida Farrapos
- BR-116 (Zaida Jarros)
- Getúlio Vargas
- Victor Barreto
- Guilherme Schell
- Estação Mathias Velho