A prefeitura de Porto Alegre publicou, em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (14), um chamamento público para a contratação de empresas para o transporte do lixo decorrente da enchente que está nos em três depósitos provisórios espalhados pela cidade, chamados de bota-espera. O material deverá ser levado ao aterro localizado na Estrada Abel Souza Rosa, em Gravataí, na Região Metropolitana.
A contratação será direta, com dispensa de licitação. O critério de escolha da proposta será o de menor preço, podendo uma mesma empresa ser contratada para a prestação de serviço em um ou mais lotes.
As propostas devem ser encaminhadas ao e-mail parcerias@portoalegre.rs.gov.br, até as 18hrs de segunda-feira, identificado o assunto como "PROPOSTA – TRANSPORTE RSDN BOTAESPERA". Dúvidas também poderão ser retiradas pelo mesmo endereço eletrônico.
A previsão da Secretaria Municipal de Parcerias é de que os trabalhos de recolhimento ocorram de imediato, logo após a escolha das empresas. Isso deve ocorrer já na próxima semana. O serviço terá prazo de execução de 30 a 45 dias.
Será retirado o lixo de três bota-espera que não estão mais recebendo materiais: na Rua Voluntários da Pátria com a Av. Cairu; na Rua Voluntários da Pátria, na esquina com a rua 6, no Humaitá; e na Rua Loureiro da Silva, nas proximidades da Receita Federal. Somados, os três pontos acumulam mais de 24 mil toneladas de lixo.
Atualmente, Porto Alegre tem três bota-espera ainda ativos onde a população pode fazer o descarte de resíduos pós-enchente. São eles:
- Terreno no Sarandi (próximo da Avenida Severo Dullius) - Rua Sérgio Jungblut Dieterich, 1201 - Sarandi - 8h às 22h
- Terreno no Humaitá – Rua Voluntários da Pátria, S/N, Acesso 4 - 8h às 18h
- Terreno na Serraria - Avenida da Serraria, 2517 - 8h às 18h
A empresa contratada deverá fornecer equipamentos, caminhões e mão de obra para a execução da limpeza. O edital prevê a remoção de todo o volume de resíduos existentes, com total esvaziamento dos locais.