Fora de casa há quase 20 dias, moradores de Canoas, na Região Metropolitana, protestaram às margens da BR-116 nesta sexta-feira (24). O trânsito chegou a ser totalmente bloqueado na altura da Praça do Avião, mas foi liberado por volta das 13h10min.
Cerca de 50 pessoas se reuniram para pedir agilidade e respostas por parte da prefeitura para os danos causados pelas enchentes que deixaram milhares de pessoas fora de casa no município. São moradores dos bairros Mathias Velho, Mato Grande, Rio Branco, Fátima, Cinco Colônias, Harmonia e Niterói. Eles alegam falta de atitudes e de solução do prefeito Jairo Jorge.
Procurada pela reportagem, a prefeitura de Canoas informou que “reconhece a legitimidade de todas as formas de manifestações pacíficas e segue trabalhando sem parar para solucionar e mitigar os transtornos causados pela enchente”.
O grupo tentou acessar o prédio da prefeitura, mas foi impedido pela Guarda Municipal. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil orientavam o trânsito no local.
Bairro Niterói voltou a alagar

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul segue causando transtornos e alagamentos. Em Canoas, moradores do bairro Niterói, enfrentam o terceiro alagamento em cerca de 20 dias.
A água começou a avançar ainda durante a tarde de quinta-feira (23) e atingiu diversas ruas. Moradores começaram a deixar suas casas com auxílio da Defesa Civil e do Exército. Nesta sexta-feira (24), a parte alta do bairro amanheceu seca.
A situação é mais complicada em ruas como Fernando Ferrari, Venâncio Aires, Washington Luís, Riachuelo, Iraí e Roquete Pinto. Em alguns pontos a água está perto da altura da cintura.
O morador Eraclides Pereira, 60, vive no bairro Niterói há 17 anos e nunca passou por uma situação parecida.
— A água subiu muito rápido. Só deu tempo de tirar o carro e sair de casa. É a terceira vez nesse mês (maio). Já tínhamos limpado tudo e até arrumado os móveis, agora perdemos de novo — conta.
De acordo com a prefeitura, a grande quantidade de chuva provocou o alagamento. As casas de bombas do bairro seguem funcionando e também há equipamentos auxiliares para auxiliar na drenagem.
O bairro Niterói estava entre as áreas de risco para a enchente. O alerta de evacuação foi retirado pela prefeitura no dia 16 de maio.