
Pelo menos 885 mil imóveis abastecidos pela Corsan estão sem água em 49 municípios do Rio Grande do Sul. De acordo com o boletim do Centro de Operações Integradas (COI), emitido às 20h deste domingo (5), 30 reservatórios estão disponíveis em pontos estratégicos que estão sendo abastecidos por caminhões-pipas, conforme a necessidade. A prioridade é para hospitais, postos de saúde e também abrigos para onde pessoas resgatadas estão sendo levadas em diversas cidades.
A região Metropolitana segue a mais atingida com 599 mil imóveis sem água em oito municípios. Guaíba está com o abastecimento normalizado após a instalação de um gerador na estação de tratamento de água do município. Já Eldorado do Sul segue desabastecida por causa de um rompimento de tubulação que só poderá ser reparado quando o nível do rio Guaíba começar a baixar.
Além da Metropolitana, na região Nordeste são 146 mil imóveis sem água em 22 municípios. Bento Gonçalves, Gramado, Nova Petrópolis, Montenegro e parte do Vale do Taquari estão entre eles.
Na Central são 91 mil imóveis em 10 municípios, como Santa Maria, Santa Cruz, Cachoeira do Sul e Venâncio Aires. Também há desabastecimento em Nova Santa Rita, Três Coroas, Igrejinha, Triunfo e General Câmara, impactando em 20 mil imóveis.