O Departamento Muncipal de Água e Esgotos (Dmae) vai começar, na tarde desta sexta-feira (17), a reabertura de comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre para facilitar o escoamento de água da inundação. A informação foi confirmada pelo prefeito Sebastião Melo em sua rede social.
A primeira comporta a ser reaberta será a três, localizada junto ao muro da Mauá, próximo à Avenida Padre Tomé.
Durante a manhã, técnicos analisaram também a comporta 14, na Avenida Setório. A reabertura deve ocorrer no final de semana, conforme relata o diretor-geral do Dmae, Mauricio Loss:
— Para nós mobilizarmos todo equipamento, enfim, eu aventaria a possibilidade de abertura amanhã (sábado) — projeta Loss.
Para que o processo ocorra de maneira segura, é necessário que haja um desnível de 30 a 40 centímetros de dentro para fora dos muros e não exista previsão de repique do nível do Guaíba, que marcava 4m69cm na medição das 11h15min desta sexta-feira. Esse é o menor nível registrado desde a segunda-feira (13).
Porto Alegre acumula 1 bilhão de litros de água nas inundações. São 40 milhões de metros cúbicos do aeroporto até a Usina do Gasômetro e outros 20 milhões de metros cúbicos no Sarandi. Seria possível encher 4 milhões de piscinas de fibra de 25 mil litros.
Três bombas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), embarcaram na manhã desta sexta-feira em direção à Grande Porto Alegre. Outras 15 devem chegar nos próximos dias.
A ideia é distribuir 10 em Porto Alegre e oito em Canoas para retirar a água de áreas inundadas. Na Capital, as primeiras serão instaladas junto ao aeroporto e próximo da comporta 14.