Os cidadãos impactados pela enchente em Porto Alegre terão isenção na cobrança da conta de água. O comunicado foi feito pelo prefeito Sebastião Melo na manhã deste sábado (11), via postagem na rede social X, e modifica o anúncio realizado pelo Dmae nesta última sexta-feira (10) de que as cobranças seriam feitas por média dos últimos três meses, medida que gerou críticas por parte da população.
"Sobre as faturas do Dmae, encaminharemos hoje solução para isentar cidadãos impactados pela enchente. Além de todas as medidas para restabelecer o serviço, essa também é prioridade", afirmou Melo.
Os detalhes sobre como funcionará essa isenção ainda estão sendo definidos pela prefeitura da Capital e pela diretoria do Dmae, que estão reunidos nesta manhã. O comunicado completo está previsto para ocorrer ainda neste sábado.
A definição desta isenção substitui o anúncio feito pelo próprio Dmae nesta última sexta-feira. No final da tarde passada, uma nota da autarquia afirmava que, em virtude da enchente na Capital, o Dmae emitiria, a partir de segunda-feira (13) e até o fim de maio, pelo menos, as contas de água calculadas pela média de consumo dos últimos três meses.
Ainda de acordo com Sebastião Melo, as orientações sobre a isenção nas contas de água para os atingidos serão informadas pelos canais oficiais da prefeitura assim que definidos.