O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai passar por uma nova vistoria na próxima segunda-feira (3). O terminal está com as operações suspensas desde 3 de maio, devido aos alagamentos na Capital.
O ministro de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, disse na manhã desta quinta-feira (30) que o governo federal acionou a Fraport, concessionária responsável pelo aeroporto, para que seja feita uma análise inicial das condições do local.
— Isso tem que acontecer com rapidez. A empresa deve fazer o serviço de limpeza, de restabelecimento. Na medida que é serviço não previsto na concessão, será remunerada por isso. Mas cabe à concessionária o mais rápido possível assumir essa responsabilidade e fazer o que tem de ser feito — disse.
Pimenta comentou sobre a visita que o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, fez ao terminal na quarta-feira (29). Como mostrou a coluna de Jocimar Farina, em GZH, foi constatado que parte da pista está com asfalto esfarelando (leia mais abaixo).
— Ele (Silvio) observou o comprometimento da parte elétrica, que vai precisar de vários reparos. Parte da estrutura, especialmente a de passageiros, a entrada, não está comprometida. Nós precisamos que a água baixe para fazer a sondagem inicial da pista — afirmou Pimenta.
Problemas no Salgado Filho
Na quarta-feira, a coluna de Jocimar Farina mostrou que a pista do Salgado Filho está praticamente seca. Contudo, a parte que ficou mais tempo alagada, próximo à BR-116, aparenta ter sofrido mais com a inundação — esse trecho do asfalto está esfarelando.
O aeroporto da Capital ainda não tem previsão de reabrir. Na semana passada, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) comunicou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica que os voos estão suspensos, pelo menos, até 7 de agosto.