A quarta-feira (6) começou com relato de lixo acumulado fora de contêineres nos bairros Auxiliadora, Petrópolis, São João, Floresta e Centro, em Porto Alegre. Segundo moradores, sacos estavam na calçada em pontos como a Avenida Lageado, a Rua Felicíssimo de Azevedo, a Avenida Salgado Filho e imediações dessas vias.
Pela manhã, a reportagem de GZH percorreu esses e outros pontos nos bairros. Nos locais visitados, o lixo já havia sido removido até o meio da manhã, restando ainda pedaços pequenos de papel.
No bairro Petrópolis, havia equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhando no entorno dos contêineres. Um dos pontos no qual estavam atuando fica na Avenida Lageado, próximo à Terceira Perimetral.
Na Rua Felicíssimo de Azevedo e entorno, assim como na Salgado Filho, equipes de varrição atuavam ao longo da manhã devolvendo aos contêineres o lixo que estava do lado de fora.
Os equipamentos conferidos pela reportagem não estavam lotados — a maioria com menos da metade do volume ocupado. O cenário combina com relato de comerciantes da Rua Carlos Von Koseritz, no bairro São João: catadores retiram o lixo para procurar material e deixam na calçada.
Operação regular
Procurada para se manifestar sobre o problema, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do DMLU, esclareceu que a Coleta Automatizada está operando regularmente nesses bairros. De acordo com a vistoria desta quarta, os dispositivos estão adequados ao volume que é descartado pelos moradores.
A prefeitura lembra, porém, que há uso indevido, com parcela da população colocando fora materiais recicláveis — a disposição incorreta nos contêineres é infração grave, com multa de cerca de R$ 3,7 mil.
Ainda segundo a nota da prefeitura, devido aos resquícios de resíduos, as equipes da Seção Centro foram deslocadas para a limpeza nas áreas.