A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), iniciou, em dezembro do ano passado, a manutenção do espelho d’água do Largo dos Açorianos, no Centro Histórico.
A obra consiste em esvaziar os lagos (superior e inferior), por sucção e bombeamento, para que as paredes laterais e o fundo sejam limpos com escovas e hidrojateamento. A estimativa é retirar até 48 metros cúbicos de lodo. As intervenções incluem ainda vedação das juntas de dilatação. Nesta etapa do serviço, estão sendo retiradas dos espelhos d' água (inferior e superior) as carpas e tilápias que habitam o local.
De acordo com Alex Souza, diretor de áreas verdes da Smamus, o Largo dos Açorianos não foi projetado para que houvesse peixes.
— Os peixes vão sendo largados pela população, a gente tem aqui muitas tilápias e carpas, esses animais são agressivos no sentido de se reproduzir muito rapidamente e é necessário a gente fazer um manejo adequado deles, indicando outros locais e açudes para que eles possam ter uma vida com mais qualidade porque de fato aqui nao é um espaço mais adequado— pontua.
Alex Souza explica que os animais estão sendo conduzidos, ao mesmo tempo que o lodo é retirado, para outros açudes já pré-determinados.
— Nós temos na nossa equipe, o pessoal da fauna em contato com a fauna da empresa que está aqui, foi contratada pra realizar todo o trabalho — esclarece.
Rafael Gonçalves, proprietário da empresa responsável pela obra, garante que todos os cuidados para o bem-estar dos peixes estão sendo tomados.
— Nós estamos reduzindo o nível da água, mas mantendo a oxigenação para que os animais não sofram. Cerca de 150 carpas e tilápias, espécies invasoras, já foram retiradas. A expectativa é, até domingo, retirar mais uma centena de peixes.
Retirada do lodo
Conforme Alex, o Largo possui uma lâmina d' água muito pequena, então, acaba acumulando lodo com frequência e por isso a necessidade de limpeza periódica.
— A gente encontrou anel, relógios, muitas garrafas e até um colchão, infelizmente as pessoas não contribuem para a gente manter uma limpeza mais adequada.
Rafael explica que o acúmulo de lodo, o principal problema dos espelhos d' água, é um processo natural, é algo que acontece em razão da poeira, fuligem, do vento, da vegetação. No entanto, frisa que a sujeira despejada pelas pessoas dentro do lago também contribui de forma significativa.
Os serviços, realizados pela empresa Athena Construção e Paisagismo com fiscalização da equipe técnica da Smamus, devem se estender até o fim de janeiro. O investimento é de R$ 36.402,17, realizado pela Cyrela por contrapartida do empreendimento da Rua Cabral, 521 e 571. Há três anos, foram retirados mais de 250 quilos de resíduos.
O Largo dos Açorianos
O Largo dos Açorianos foi adotado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em conjunto com a Caixa de Assistência dos Advogados. Ficou quase três anos fechado para ser submetido a processo de revitalização, sendo entregue para o público em 22 de agosto de 2019. A reforma custou R$ 5,4 milhões.
O local, composto pela histórica Ponte de Pedra, dois lagos em níveis distintos, queda d’água, arquibancadas, iluminação cênica, bancos de concreto, passeio público, entre outros elementos, tornou-se um dos principais pontos de lazer da comunidade.