Neste ano, o Papai Noel trocou o seu tradicional trenó puxado por renas e decidiu receber a comunidade a bordo de um avião. Desde o dia 15 de dezembro, um boeing 737-200 da antiga companhia aérea Varig está de portas abertas para os visitantes que quiserem participar de uma celebração natalina diferente, no bairro Anchieta, na zona norte de Porto Alegre.
Intitulada Natal do Avião, a atividade, que é gratuita, foi organizada pelo empresário Pinheiro Neto. Ele explica que a ideia é possibilitar a pessoas que nunca puderam entrar em um avião vivenciar uma nova experiência.
— Unimos a magia do Natal com o encantamento que a aviação provoca nas pessoas. É um projeto que tem a inclusão social e a solidariedade como princípios norteadores. Muitas pessoas não têm a oportunidade de entrar em uma aeronave e, aqui, nós proporcionamos essa experiência de forma gratuita — diz Neto.
Na entrada, são recolhidas doações voluntárias de materiais escolares entregues pelos visitantes, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade. A campanha de arrecadação dos materiais já ocorre há 12 anos.
Diversão a bordo
A cada dia, ocorre uma apresentação artística diferente a bordo do avião. Na quinta-feira (21), quando a reportagem de GZH esteve no local, a diversão foi comandada pelo DJ Finna e seu amigo, o Anãozinho Maluco.
A longa fila na porta de entrada do avião não cessou durante a noite toda. A aeronave possui 88 assentos, que foram ocupados por sete grupos diferentes entre o início e o fim da noite. Lá dentro, Finna tocou músicas dos mais variados gêneros, do hit Macarena a clássicos da sofrência. Teve até performance de uma aeromoça sósia da cantora Ludmilla.
Em uma brincadeira de adivinhação, foi sorteada uma visita à cabine do piloto. Os vencedores foram a família Berg, de Alvorada, que acessou o emaranhado de painéis e alavancas onde o piloto atua.
— Eu sou torneiro mecânico e entusiasta da aviação, por isso estou sempre acompanhando este tipo de canal e fiquei sabendo do evento. Achei fantástico, uma oportunidade de mostrar um pouco da aviação antiga e fazer um paralelo moderno também — comenta Anderson Ribeiro Berg, 48 anos.
Visitando o Bom Velhinho
A autônoma Dionara Borges, 24, moradora de Gravataí, ficou sabendo do evento pelas redes sociais e decidiu levar sua filha Lorena, cinco anos, para conhecer o avião. Enquanto a fila para a acessar o avião não diminuía, Lorena aproveitou para tirar fotos com o Papai Noel.
— A Lorena está encantada porque é uma coisa muito diferente. A gente não esperava nem que tivesse um Papai Noel de verdade, e tem. Agora estamos esperando para entrar no avião — disse Dionara, que pediu à comadre Laís Farias, 23, para fotografá-la com a filha ao lado do Bom Velhinho.
No local há ainda brinquedos menores, como uma réplica de avião em madeira, para que as crianças possam tirar fotos. Além disso, a vila natalina tem barraquinhas de pipoca e cachorro-quente.
De pedal no Natal
Um grupo de 70 ciclistas percorreu 30 quilômetros entre Sapucaia do Sul e Porto Alegre para visitar o Natal do Avião na quinta-feira. O policial militar Ednei de Matos Silveira, 45, o Ed, foi um dos organizadores da pedalada. Ele conta que o grupo, intitulado Renegados do Pedal, tem participantes de diversas cidades da Região Metropolitana, como São Leopoldo e Esteio.
— A gente se reúne sempre em Sapucaia pra sair para os pedais. Cada dia a gente faz um pedal diferente. Em novembro, foi o quinto aniversário do Renegados. Já estamos indo pro sexto ano e a galera está cada vez mais unida. Já temos mais de 500 pessoas em dois grupos de WhatsApp — conta Ed.
De volta ao passado
Ao chegar no portão, onde um Papai Noel inflável iluminado recepciona os visitantes, Andres Richard Saraiva da Cunha, 51, reviveu lembranças de quando serviu à Força Aérea Brasileira. Entre 1991 e 1995, ele atuou no serviço regional de proteção ao voo de Porto Alegre, que funcionava no mesmo pátio onde ocorre o evento.
— Me bateu uma nostalgia na hora que entrei ali. Veio tudo na cabeça, a lembrança de tudo que vivi aqui — comentou Andres enquanto segurava no colo o filho Pedro, de três anos.
Serviço
- O que: Natal no Avião
Quando: Até 25 de dezembro, entre 20h e meia-noite
Onde: Rua Augusto Severo, 797, Anchieta, Porto Alegre - Entrada gratuita