Bandas na calçada às sextas, encontro de gerações e comida boa são características do Bar do Alexandre, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. O Perimetral Podcast dedicou um episódio a esse ponto de encontro de admiradores do rock gaúcho.
Para uma conversa sobre a história e a relevância cultural do espaço, Paulo Germano recebeu o proprietário, Alexandre Kohls, e o músico Frank Jorge.
— Sempre gostei do bar, até por ter um caráter muito espontâneo. É um lugar "gente como a gente", de tudo que é idade, mas que tem muito a ver com uma galera já de 30 para cima — comenta o cantor, um dos maiores nomes do rock gaúcho e que tem o costume de se apresentar no bar.
O estabelecimento completou 20 anos em março. Kohls, o fundador, tem como principal ideal valorizar o rock, apesar de também receber artistas de blues e jazz:
— A maioria dos bares de hoje, ao meu ver, estão indo para o sertanejo, que é mais popular e dá mais lucro, chama mais público. Me parece que está diminuindo o espaço para o rock, tanto para o blues e para o jazz, como para a música popular brasileira.
O podcast é publicado toda sexta-feira no site e aplicativo de GZH, além das plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e SoundCloud.