Na tentativa de melhorar a saúde financeira dos brasileiros, a Serasa realiza a partir deste mês uma iniciativa que irá percorrer todas as regiões do Brasil. Denominado Serasa na Estrada, o serviço itinerante inicia a sua jornada nesta terça-feira (8), em Porto Alegre, com atendimento presencial gratuito para orientações sobre finanças, negociação de dívidas, solicitação de crédito, consulta de pontuação de crédito, entre outras soluções oferecidas pela Serasa.
A jornada do caminhão começa na capital gaúcha, onde permanece até o próximo sábado (12), Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, com atendimentos diários das 9h às 18h nos dias de semana e das 9h às 13h no sábado. De lá, partirá para Florianópolis (SC). No total, serão 22 cidades de sul a norte do país percorridas, em um trajeto com seis meses de duração que terá como última parada Manaus (AM), em fevereiro de 2024.
Experiência bem-sucedida em 2018 e 2019 como Serasa Itinerante, o caminhão já atendeu mais de 250 mil pessoas e possibilitou mais de R$ 50 milhões em negociações de dívidas. Agora, com roupagem nova e mais digitalizada, o Serasa na Estrada traz novidades nos serviços oferecidos à população e atendimento. Além de seis atendentes presenciais e uma equipe focada nos serviços de forma remota, o caminhão está equipado com um estúdio para entrevistas, transmissão de lives, rodadas de conversas, palestras de educação financeira, programas de podcast e gravações de conteúdo financeiro.
O “Serasa móvel” está adaptado para atender pessoas em busca de serviços que vão além da negociação de dívidas, como: consulta de pontuação de score, solicitação de crédito, proteção de dados pessoais e informações sobre a carteira digital Serasa.
— O objetivo é levar os serviços e orientações sobre como lidar com o dinheiro, especialmente, para quem tem acesso digital limitado ou pouca afinidade e confiança na internet — afirma Clara Aguiar, especialista da Serasa que acompanhará a caravana para estimular pessoalmente a mensagem da educação financeira.
Inadimplência
No Brasil, os índices de inadimplência sobem de maneira contínua nos últimos sete anos e quebraram o recorde da série histórica da Serasa em maio deste ano, ao atingir 71,9 milhões de pessoas. Hoje, segundo dados compilados pela Serasa, cerca de 44% da população adulta do país tem alguma dívida em atraso.
No Rio Grande do Sul, mais de 3,5 milhões de gaúchos estão inadimplentes e somam dívidas que chegam a R$ 17,9 bilhões, segundo dados da Serasa. A maior parte das dívidas do Estado está concentrada em dois setores: bancos/cartões (31.52%) e serviços (água, luz, gás), que representam 19,95%.
Serasa na Estrada
- Onde: Largo Glênio Peres
- Quando: de terça-feira (8) até sábado (12)
- Horário: 9h às 18h nos dias de semana e das 9h às 13h no sábado
Serviços gratuitos disponíveis
- Consulta de pontuação de crédito
- Negociação de dívidas
- Solicitação de empréstimos e cartões de crédito
- Unificação de pagamentos e contratação de serviços na carteira digital