A chuva que atinge Porto Alegre desde a madrugada desta quarta-feira (12) fez com que parte do talude do Arroio Dilúvio cedesse. O barranco deslizou com o gradil de proteção na direção da água. A queda afetou parte da ciclovia na Avenida Ipiranga e trecho de aproximadamente 20 metros teve de ser interditado.
A interdição acontece no trecho próximo ao Planetário, no bairro Santana, no sentido Centro-bairro. O local já está isolado e não causa alterações no trânsito.
Parte do talude do Arroio Dilúvio já havia cedido no ciclone que atingiu o Estado em 16 de junho e passava por obras de reconstrução desde o final do mês passado. Segundo a prefeitura, a estrutura já estava comprometida em função das raízes das árvores que crescem no local, e a chuva agravou a situação.
Na ocasião, a prefeitura informou que na primeira etapa da obra serão reconstruídos cerca de 50 metros do talude, nas proximidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no sentido Centro-bairro. A obra tem previsão de duração de dois meses.
A segunda etapa será sentido bairro-Centro, onde aproximadamente 20 metros serão reconstruídos. A terceira e última fase será a reconstrução do ressalto hidráulico (mureta dentro do Arroio Dilúvio), responsável por diminuir a velocidade da água.
Alerta vermelho
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta por conta do ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul para vermelho. A mudança de status, equivalente a “grande perigo”, está vigente entre meio-dia desta quarta-feira (12) e 10h de quinta-feira (13). O anúncio faz menção a potenciais impactos do fenômeno.
Orientações do Inmet:
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
- Observe alterações nas encostas
- Permaneça em local abrigado
- Em caso de situação de inundação ou similar, proteja seus pertences da água, envolvendo-os em sacos plásticos
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)