Os vereadores de Porto Alegre aprovaram nesta quarta-feira (14) um projeto de lei que libera o pagamento das passagens de ônibus via Pix. A proposta partiu do vereador José Freitas (Republicanos) e, para entrar em vigor, depende de sanção do prefeito Sebastião Melo.
A intenção é de que o pagamento seja feito mediante captação de um QR Code, com a liberação imediata da roleta.
— Segundo informações do Banco Central, essa é a modalidade mais utilizada no país, então há a necessidade de modernizarmos o sistema, agregando esse meio de pagamentos no transporte público— diz o vereador.
O mesmo projeto também institui um "sistema colaborativo" de recarga do cartão TRI, permitindo que a compra de passagens seja feita em diferentes estabelecimentos comerciais da cidade, como farmácias, lotéricas, bancas de jornais, bares, restaurantes e minimercados.
Hoje, a recarga pode ser feita em apenas três pontos físicos da Capital (no Centro Histórico, no Terminal Triângulo e na Avenida Protásio Alves) ou pela internet.
QR Code
Atualmente, o sistema de emissão de bilhetes por QR code já foi instalado em 500 ônibus de Porto Alegre, o que corresponde a 42% da frota. O dispositivo foi desenvolvido para linhas que operam sem cobrador, função que passa por uma extinção gradual na Capital.