Apesar das belas paisagens, incluindo o Guaíba visto de cima, os morros de Porto Alegre são pouco frequentados para lazer. Para ressaltar o potencial da cidade nessa área, o grupo Caminho dos Morros de Porto Alegre se mobilizou para incluí-la na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Este é o tema do Perimetral Podcast desta semana.
— A Rede é um formato aplicado no país inteiro de padronização de trilhas e tem três principais pilares: a conservação do meio ambiente, as atividades de esporte e lazer e a geração de emprego e renda — explica a idealizadora do Caminho dos Morros, Aline Medeiros.
Em conversa com o jornalista Léo Saballa Jr, Aline e Gisele Weisheimer, uma das integrantes do coletivo, esclarecem as ações em andamento para promover uma transformação positiva na movimentação pelos morros e compartilham iniciativas que facilitam a exploração dessas regiões. As convidadas também falam sobre o diferencial de fazer trilhas na capital gaúcha:
— Porto Alegre tem um diferencial que é o Guaíba. Ver a parte urbana é sensacional, mas combinada com o Guaíba e somado a isso o pôr do sol é algo que só vivendo pra sentir — diz Gisele. — Não é só caminhar. O bom disso tudo é a contemplação — acrescenta.
O podcast é publicado toda sexta-feira no site e aplicativo de GZH, além das plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e SoundCloud.