A prefeitura de Porto Alegre promove na sexta-feira (30), a partir das 9h, o terceiro leilão eletrônico com a venda de 50 lotes, localizados no Parque Industrial da Restinga. Serão ofertados terrenos e imóveis disponíveis com matrículas individualizadas e lotes com área média de 2,5 mil metros quadrados.
A expectativa é arrecadar R$ 13,3 milhões, que serão revertidos para o Fundo Municipal para Restauração, Reforma e Manutenção do Patrimônio Imobiliário do Município de Porto Alegre (Funpat).
Nessa data, será revelado quem manifestou interesse por meio do portal digital de compras da prefeitura e, caso haja mais de um interessado pelo mesmo terreno, a concorrência é aberta para que o maior lance seja o vencedor.
O número de lotes ofertados é mais do que o triplo do que foi vendido no segundo certame, realizado no final de abril, quando foram negociadas 15 áreas no complexo do Porto Seco, na Zona Norte.
Diferentemente do que ocorreu no leilão anterior, focado em empresas de logística, neste processo não há restrição quanto ao ramo de atuação das empresas participantes. Os imóveis são menores em área e valor, mas enormes em possibilidades, garante a Associação do Comércio e Indústria da Restinga (Acir).
O secretário municipal Administração e Patrimônio, André Barbosa, destaca que um dos grandes objetivos é promover a geração de emprego, renda e o desenvolvimento econômico e social da Restinga.
— O leilão de imóveis no Parque Industrial da Restinga será o maior em quantidade. Os interessados poderão comprá-los em até 120 parcelas — afirma Barbosa.
A iniciativa integra o Programa de Gestão do Patrimônio Imobiliário criado pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio para dar uma destinação mais adequada a bens considerados sem utilidade pela prefeitura.
O programa permite que os bens do município sejam vendidos, permutados, cedidos, parceirizados, além de abrir outras possibilidades de utilização dos valores, desde que estejam de acordo com o melhor interesse para a administração pública. Desde a implantação do programa, foram arrecadados mais de R$ 35,8 milhões com a venda de 10 imóveis.
Como participar
Para participar é necessário fazer o cadastro no Portal de Compras Públicas. É obrigatório ter registro de proposta inicial nos lotes desejados. Os arrematantes poderão optar por pagar o valor à vista ou em até 120 parcelas mensais.