O Pontal Shopping foi inaugurado nesta quarta-feira (26) com atrações culturais e otimismo comercial em torno da nova atração à beira do Guaíba. Com a presença dos administradores e autoridades locais pela manhã, o empreendimento recebeu os primeiros visitantes — todos convidados — antes da abertura oficial no turno da tarde.
Dos 160 espaços para lojas, 40 têm operações funcionando a partir deste primeiro dia de inauguração do shopping. A organização diz que outras 30 estão em fase final de preparativos para começar a atender nos próximos meses. Entre elas estão o Hard Rock Café, com expectativa de abrir no feriado do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, o supermercado Asun, que planeja abrir as portas no segundo semestre, e o Centro Cirúrgico do Hospital Moinhos de Vento, que ainda não divulgou data de abertura.
A operação de 25% dos espaços comerciais disponíveis é só o começo de uma história de sucesso, projetaram os empresários responsáveis pelo empreendimento durante a cerimônia de abertura. O diretor corporativo da SVBPar, Ricardo Jornada, afirma que o local representa o conceito de “shopping do futuro” em sua complexidade de oportunidades, com opções de lazer, entretenimento e proximidade com a natureza do Guaíba:
— É um lugar que cidades de todos o mundo gostariam de ter igual — ressaltou Jornada.
Parceiro comercial da operação de shoppings, o diretor do grupo AD, Elson Póvoa, se disse orgulhoso por participar da criação e abertura do Pontal para o público.
— Este é um projeto que traz benefícios à sociedade, gera riqueza, arrecadação, empregos e estrutura para o turismo na cidade — pontuou Póvoa.
Autoridades políticas municipais também saudaram a abertura das portas do shopping. O prefeito Sebastião Melo elogiou a persistência dos diversos investidores que fortaleceram o projeto em uma área que passou por décadas de debate e encontrou resistência em uma parcela da população.
— A cidade ganha de muitas maneiras. É um empreendimento que levou, lamentavelmente, 22 anos para sair. Que bom que saiu, mas que sirva de exemplo em outras situações. Isso é o casamento do interesse público com o privado, temos geração de emprego e inovação, e do lado de lá há um parque com uso aberto da população e de visitantes de Porto Alegre — enalteceu Melo.
— É mais um reencontro da nossa cidade com o rio — comemorou, em conversa com a reportagem de GZH na chegada ao evento.
O secretário municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm, também apontou para o fator ambiental da nova atração da zona sul da Capital:
— É um marco para a transformação urbanística da cidade. É algo incrível e inédito em nível nacional.
Por parte do governo estadual, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, representou Eduardo Leite e destacou a magnitude do prédio erguido onde por décadas nada existia. Para Polo, o complexo é um atrativo a novos investidores.
— Momento é marco para o Estado e para a Capital. Não só pelo local privilegiado, mas também pela beleza arquitetônica que foi aqui desenvolvida incansavelmente. Faz a diferença para que tenhamos empreendedores acreditando e investindo no nosso Estado — disse o secretário.