A orla do Guaíba, em Porto Alegre, está ficando mais arborizada. Trinta e oito ipês-amarelos começaram a ser plantados no trecho 1, nesta terça-feira (28). A ação ocorre ao lado da ciclovia situada na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, no sentido Centro-bairro.
A equipe ambiental da GAM3 Parks (concessionária responsável pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e também pelo trecho 1 da Orla) coordena a ação, realizada pela empresa Ecoreal, especializada no ramo. O processo de plantio tem previsão de se estender até esta quarta-feira (1º).
— Essa ação é muito importante para se criar um conceito visual novo na parte da ciclovia. Temos uma demanda grande por sombreamento — destaca Piettro Kayser, sócio-fundador da Ecoreal. — Por se tratarem de espécies nativas, esses ipês-amarelos atraem a fauna e a flora locais, protegendo contra o vento — completa Kayser.
— Os ipês correspondem à flor símbolo do Brasil e são representados por mais de uma dezena de espécies. Somente no Rio Grande do Sul, temos três espécies de ipê-amarelo nativas. Essas árvores florescem em épocas distintas, o que mantém a diversidade e o maior tempo de florescimento — explica o professor Paulo Brack, do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sugerindo, inclusive, que outras espécies de ipês sejam plantadas na cidade.
A equipe responsável pelo plantio, que será feito até as imediações da Rótula das Cuias, realiza a abertura de covas, preparação do solo, adubagem, forramento e finalização com rega de água. Não há interrupção de trânsito ou bloqueio da ciclovia.
Cada unidade tem 1m80cm e pode chegar a uma altura entre 20m e 30m, além de atingir cerca de 40cm a 60cm de diâmetro. O primeiro ipê-amarelo foi plantado em um buraco de cerca de 60cm de profundidade, por volta das 9h desta terça.
— Essas ações são megaimportantes. Além do plantio de árvores, precisamos de manutenção nas já existentes, especialmente durante o inverno, quando muitas caem — comenta a professora aposentada Adriana Stein, 57 anos, que passava pelo local.
Segundo a equipe ambiental, o processo ainda auxilia na recuperação e manutenção das chamadas áreas ciliares, ou seja, nas vegetações próximas ao Guaíba. No futuro, novas mudas serão plantadas em outros espaços a serem definidos.
Novo gramado
O trecho 1 também recebe novo gramado nas imediações do Largo Elis Regina, ao lado da Usina do Gasômetro. A nova grama, do tipo esmeralda, está sendo implantada. A muda é mais resistente ao clima, com folhas estreitas e de tamanho médio. O local estava sinalizado pela manhã.
Prefeitura planeja mais plantios
A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), também planeja plantar mais de 5 mil mudas em 2023. Em outubro de 2022, foi assinado contrato com a empresa F-Santos Comércios e Serviços, vencedora do edital para o plantio de 5.420 mudas na Capital neste ano.
A partir de março, estão programados plantios nas praças México, Cícero do Amaral e Povo Palestino e em diversas vias públicas, atendendo a pedidos protocolados pelo telefone 156.
Já foram plantadas 600 mudas na área de preservação permanente da Praça Jornalista Orlando Loureiro, localizada no bairro Hípica.