Dezenas de moradores do loteamento Chico Mendes e de outras áreas da região, em Cachoeirinha, bloquearam um trecho da RS-118 no início da noite desta quarta-feira (1⁰) em protesto pela falta de água na região. A manifestação ocorreu perto da Avenida Marechal Rondon, no sentido sul, para quem segue rumo à freeway.
Os moradores alegam estar há quatro dias sem abastecimento na região, que já sofre com o problema de maneira crônica há anos.
Galhos, pneus e móveis velhos foram usados para trancar a via. Após negociação com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), a rodovia foi liberada por volta das 21h.
Transtornos em três bairros
Até o início da noite desta quarta, moradores e comerciantes de três bairros de Cachoeirinha ainda estavam sem água por conta do baixo nível nos reservatórios. O desabastecimento acontece nos bairros Marechal Rondon, Nova Cachoeirinha e Parque Espírito Santo.
Mais cedo, a Corsan afirmou que o abastecimento estava em processo de normalização gradual na cidade e em Gravataí, que também sofre com o problema, com previsão de restabelecimento total prevista para o fim da tarde. Conforme a Companhia, o sistema das duas cidades é integrado e encontra-se em recuperação após conserto de adutora e manutenção na lagoa de captação. Os serviços foram realizados em Cachoeirinha, nos dias 30 e 31. Até as 20h30min, contudo, o problema não havia sido resolvido, motivando o protesto.