Um problema na rede elétrica subterrânea deixou pontos do Centro Histórico de Porto Alegre, incluindo o Mercado Público, sem energia elétrica entre as 10h e as 13h desta quinta-feira (9). De acordo com a CEEE Equatorial, um reparo emergencial teve de ser feito na rede, provocando a queda no fornecimento.
Com isso, as cem bancas do Mercado Público acabaram tendo sua rotina alterada nesta quinta-feira, já que o tradicional centro comercial ficou totalmente às escuras.
— Realmente, todas as lojas ficaram completamente sem luz, sem exceção. Muitas tiveram de alterar seu funcionamento — comentou Adriana Kauer, presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (ASCOMEPC).
No local, GZH falou com alguns dos permissionários que não quiseram se identificar. Um casal que comanda um restaurante relatou que metade do público tradicional da hora do almoço não apareceu, e o buffet foi trocado por pratos a la carte. Outro restaurante teve que cessar as atividades momentaneamente, já que não poderia utilizar suas fritadeiras sem o fornecimento de energia elétrica.
Nas peixarias, o gerente de uma delas comentou ter fechado a loja durante as três horas em que ficou sem energia por não conseguir operar seu sistema, mas relatou ter conseguido manter congelado todo seu estoque. Em outra banca especializada em peixes, um funcionário avaliou ter perdido cerca de um terço dos clientes que normalmente frequentam o local no final da manhã.
— Alguns conseguiram recorrer às velhas formas de trabalhar e se adaptar à falta de luz. Os restaurantes acabaram também conseguindo oferecer alguma coisa ao público com os utensílios que tinham — comenta Kauer.
A ASCOMEPC não tem uma estimativa de perda de público com a queda de luz. Kauer comentou que uma reforma foi feita na subestação interna do Mercado no último mês de setembro e desde então só uma queda de luz teria ocorrido.