O Instituto Caldeira recebeu nesta quarta-feira (25) uma comitiva de Campinas (SP), formada por três secretários municipais e representantes empresariais, para uma visita de conhecimento do hub gaúcho de inovação. O prefeito do município paulista, Dário Saadi, também estaria com a comitiva, mas precisou cancelar a sua participação em razão da situação de emergência decretada em Campinas na sexta-feira (20), devido ao alto volume de chuvas que atingiu a cidade paulista na última semana.
O encontro também teve a participação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do prefeito em exercício de Porto Alegre, Ricardo Gomes, e do presidente do South Summit Brasil, José Renato Hopf, além de secretários municipais de Porto Alegre, representantes de empresas ligadas ao Caldeira e do diretor-executivo do Instituto, Pedro Valério.
— É uma satisfação enorme receber representantes de uma cidade tão pujante quanto Campinas para entender um pouco mais como o Instituto Caldeira vem se consolidando como um hub de inovação e sobre os diferentes mecanismos que vêm acelerando o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul — ressalta Valério sobre a visita.
O encontro teve início às 10h, com a realização de um tour com a comitiva de Campinas pelas dependências do Instituto Caldeira, guiado por Valério. Por volta das 12h30min, já com a presença de Eduardo Leite e Ricardo Gomes, ocorreu um almoço com todos os presentes.
No período da tarde, Pedro Valério fez uma apresentação sobre o desenvolvimento econômico do 4º Distrito. Leite, Gomes e Hopf também falaram, abordando a próxima edição do South Summit, que será realizada em março na Capital, e também temas como inovação, tecnologia e cooperação econômica. Algumas startups locadas no Instituto Caldeira ainda apresentaram suas operações aos visitantes.
— O Rio Grande do Sul apareceu liderando recentemente rankings de competitividade porque tem empreendedorismo, formação de mão de obra, parques tecnológicos que se destacam, o Instituto Caldeira como referência da sociedade civil, com engajamento e articulação. Aliado a isso, a retomada de investimentos do governo do Estado permite que tenhamos mais participação de investimento em inovação e tecnologia — afirma o governador.
A comitiva de Campinas que esteve no Caldeira foi formada pelo secretário de finanças, Aurílio Caiado, pelas secretárias de desenvolvimento econômico, Adriana Flosi, e de planejamento e urbanismo, Carolina Baracat, além de cerca de 10 empresários do município paulista.
— Viemos com o objetivo de conhecer melhor esse ecossistema de inovação que foi construído em Porto Alegre, com o Instituto Caldeira, e também com a marca da cidade, com o Pacto Alegre e o envolvimento de empresários, universidades e outros atores. É um modelo para aprender e se inspirar — destaca a secretária Adriana Flosi.