Desde às 8h30 desta quinta-feira (22), já é possível se refrescar gratuitamente em três piscinas públicas de Porto Alegre. A prefeitura iniciou o atendimento nos centros comunitários da Restinga, na Zona Sul, e dos bairros Jardim Floresta e Passo da Areia, na Zona Norte. Ainda há outros dois centros com piscinas capazes de funcionar na Capital, mas a manutenção para abertura segue.
— Estes dois locais (Cecopam, na Zona Sul e Cevi, na Zona Norte) estão com problemas de ar nas tubulações das piscinas. Estamos trabalhando para resolver o mais breve possível — garante a secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia.
GZH foi conferir o movimento nesta quarta-feira nas piscinas do Centros de Comunidade Vila Floresta (Cecoflor) e Primeiro de Maio (Ceprima), ambos na Zona Norte. No começo da tarde, cerca de uma dezena de jovens se divertia nas cristalinas águas dos locais. A temperatura agradável era um convite para os mergulhos. Segundo a pasta de Esporte, Lazer e Juventude, todos os locais passam pela inspeção do químico responsável que, semanalmente, visita cada uma das unidades para testar o cloro e o pH da água, garantindo a segurança dos banhistas.
Conforme a secretaria Débora, além dos horários para banho livre, os espaços contam com aulas de natação infantil e hidroginástica. Tudo sob a batuta dos professores de educação física da rede municipal que trabalham nestes espaços. Também há segurança, zeladoria e monitores nas piscinas:
— Tudo isso é resultado de um esforço que fizemos para atender um pedido do prefeito Sebastião Melo (MDB), que era abrir os locais antes do Natal.
O Projeto Verão SMELJ acontece há mais de 20 anos nas piscinas públicas da Capital, segundo a pasta, o objetivo é "oferecer à população da cidade uma opção qualificada de lazer nos dias de calor do verão". As piscinas estão abertas das 8h30 às 18h30, de terça-feira a domingo.
Para usar as piscinas é preciso fazer a carteirinha de acesso. Basta levar em uma das unidades o documento de identidade com RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Menores de idade precisam de autorização fornecida pela SMELJ, a ser preenchida e assinada pelos pais ou responsável.
Locais abertos
- Ceprima (Centro Comunitário Primeiro de Maio) — Rua São Nicolau esquina Camoati, bairro Passo da Areia
- Cecoflor (Centro de Comunidade da Vila Floresta) — Rua Irene Capone Santiago, 290, bairro Jardim Floresta
- Cecores (Centro de Comunidade da Vila Restinga) — Economista Nilo Wulff, s/n, bairro Restinga