A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre realiza, neste sábado (8), ações para orientação sobre saúde da mulher e vacinação conta a poliomelite. A programação ocorre no Parque Farroupilha (Redenção), até as 15h, e em mais de cem unidades de saúde.
Até as 17h, 108 postos e o Ambulatório Trans oferecerão coleta de amostras para exame citopatológico – capaz de identificar o câncer de colo do útero –, encaminhamento para mamografia (em casos indicados) e colocação de dispositivos intrauterino (DIU), acompanhamento para diabetes e hipertensão arterial. Também serão oferecidos testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis e hepatites) e práticas complementares, como auriculoterapia e reiki.
Na Redenção, em uma tenda inflável, equipes de saúde prestam orientações sobre saúde da mulher, além de vacinar crianças de um a quatro anos contra a poliomielite. Durante a caminhada habitual dos finais de semana, a aposentada Inês Josefina Meneghetti, 78 anos, aproveitou para verificar a glicose e a pressão.
— A glicose, acharam boa demais. A pressão, é para começar a cuidar. Vou dar uma revisada — disse Inês.
Técnica de enfermagem da Diretora de Atenção Primária da SMS, Tamara Oliveira fez um apelo para que as famílias busquem a vacina contra a pólio:
— É muito importante que os pais se conscientizem. Estamos com a cobertura muito baixa, e isso nos deixa extremamente angustiados. A paralisia infantil é grave, deixa sequelas irreversíveis. A única forma de combater a doença é vacinando as crianças.
Confira as unidades de saúde com vacinação e com ações do Outubro Rosa e veja o endereço das unidades de saúde neste link. Conforme a disponibilidade de cada local, será possível atualizar a aplicação de outros imunizantes previstos no calendário infantil, incluindo o da covid-19.
A ação tem como objetivo incentivar a participação dos públicos-alvo, além de garantir a imunização das crianças e ampliar a cobertura vacinal. De acordo com informações da SMS, no segundo quadrimestre, a cobertura vacinal contra a pólio foi de 76,5%. No primeiro quadrimestre, o percentual ficou em 71,7%, mesmo índice verificado em todo o ano de 2021. Para conter o risco de transmissão do vírus causador da poliomielite, é necessário atingir a meta de 95% de cobertura vacinal. Há grande risco de a doença voltar a surgir no Brasil.
Outubro Rosa e vacinação contra poliomielite:
- Das 9h às 17h – 108 unidades de saúde e Ambulatório Trans (Centro de Saúde Santa Marta)
- Das 10h às 15h – Parque Farroupilha (Redenção), próximo ao espelho d’água e Avenida Setembrina