Dois motoristas foram autuados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) por praticarem um racha na Avenida Goethe, bairro Moinhos de Vento na Zona Norte de Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira (25). Os veículos envolvidos na corrida ilegal eram um Volkswagen CC 3.6 e um Honda Civic Touring. O flagrante foi feito durante operação Balada Segura.
Os condutores dos veículos, de 53 e 40 anos, foram autuados com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 2.934,70 e tiveram o direito de dirigir suspenso. Além disso, os dois carros foram recolhidos. A ação é tratada como crime de trânsito e será encaminhada à Divisão de Crimes de Trânsito da Polícia Civil.
Durante a operação desta quinta foram realizadas 56 abordagens. Oito condutores foram autuados por recusar o teste do etilômetro, dois motoristas por problemas na habilitação - um tinha o documento suspenso e o outro trafegava sem a CNH. A EPTC informou que outros 10 veículos foram apreendidos, além dos dois envolvidos no racha. A empresa não especifica as razões para os recolhimentos, informando apenas que os veículos representavam "perigo à circulação".
No primeiro semestre de 2022, nas operações Balada Segura da EPTC, 37 pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de álcool, enquanto 2.367 condutores fizeram o teste do etilômetro e o resultado foi zero, indicando que eles não haviam consumido bebida alcoólica. O número de motoristas que recusaram o teste foi de 283.