Em 2017, o cinegrafista Edmilson Antunes, da RBS TV, captou imagens de uma chuvarada violenta em Porto Alegre, que ficou famosa na internet por conta de um cavalete de trânsito aparecer "correndo" durante o registro da ventania. Cinco anos depois, um jovem gravou vários cavaletes refazendo o meme.
Uma quantidade considerável de cavaletes enfileirados, entrelaçados por uma faixa de proteção, percorreram a Avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon, na Zona Leste. No vídeo, os instrumentos de madeira se aproximam de um cruzamento de trânsito.
Até o momento da publicação desta matéria, o vídeo postado no TikTok por @dieimysnekel somava 130 mil visualizações, além de já estar circulando em outas redes sociais.
Autor do registro, Dieimys, 20 anos, descreveu a sensação de ver os cavaletes em movimento durante a noite de ventania na capital gaúcha:
— Eu estava com a minha mãe e com o meu padrasto, voltando do Shopping Iguatemi. Quando vi os cavaletes “correndo” achei triste, porém engraçado. Gravei despretensiosamente. Não imaginava a repercussão que teria — relatou o jovem.
O cavalete que ficou famoso em 2017 apareceu na reportagem em vídeo de uma edição do Jornal do Almoço, no dia seguinte à chuvarada em Porto Alegre. Na época, vários pontos da Capital ficaram alagados e sem sinal em semáforos.