A Associação do Festival do Japão do Rio Grande do Sul promoverá nesta sexta-feira (19), no sábado (20) e no domingo (21), a nona edição do Festival do Japão RS - Kizuna - Laços e Conexões entre as Pessoas. O encontro ocorrerá na Academia da Polícia Militar, em Porto Alegre, com a venda de ingressos antecipados nos valores de R$ 12 a R$ 30, atrações e atividades culturais. O festival tem uma estimativa de receber 30 mil visitantes, sendo 95% do público não descendente de japoneses.
Após uma pausa de dois anos nas edições presenciais, o maior evento da cultura japonesa no Rio Grande do Sul retorna com atrações típicas. Entre elas estão karaokê, danças folclóricas, apresentações de tambores japoneses (taikô), artes marciais, exposições e oficinas, além de salas temáticas com bonsai, ikebana, shodô, origami e jogos.
No palco principal, as presenças confirmadas são Kaito Shamidaiko (São Paulo), Beatboxer REATMO (Japão), Minami Taiyo Daiko (Porto Alegre), Orquestra Villa-Lobos (Porto Alegre), Grupo Shinsei (Porto Alegre), Quarteto Tao (Novo Hamburgo) e Grupo Aika (Ijuí). Também haverá demonstrações de artes marciais, como shorijin kempô, kendo iadô, caratê, sumô, kyudô, aikidô.
Imigrantes japoneses no Rio Grande do Sul
Em dados recentes, o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. Ela soma mais de 1,9 milhão de japoneses e descendentes até a quinta geração no país. Apesar dos grandes desafios enfrentados, os imigrantes japoneses prosperaram e contribuíram para o desenvolvimento econômico-social em diversos Estados brasileiros.