Um buraco de grandes proporções causa bloqueio total da Avenida Loureiro da Silva, no Centro Histórico, em Porto Alegre, desde o começo da manhã desta quarta-feira (3). A cratera — de aproximadamente cinco metros de diâmetro — ocupa três das quatro faixas da via, próximo à Avenida Presidente João Goulart, em direção à orla do Guaíba.
O trecho foi totalmente bloqueado por volta das 7h. Até então, apenas três cones sinalizavam o local, e uma das faixas seguia sendo utilizada.
Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o desvio deve ser feito pela Rua General Vasco Alves, seguindo até a Andradas, acessando a General Canabarro e indo até a Avenida Siqueira Campos (veja o mapa abaixo). O sentido de quem sai da Orla não tem interrupções.
Um agente de fiscalização afirmou que já havia uma sinalização no trecho desde o último sábado (30), quando o asfalto começou a ceder. A cratera, no entanto, surgiu na noite dessa terça-feira (2), segundo a EPTC.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, confirmou que houve o rompimento de uma tubulação pluvial sob a avenida. Segundo ele, uma obra emergencial será feita no local.
— A avenida apresentou uma pequena depressão na segunda-feira, a gente esteve no local, sinalizou e programou o serviço. Mas, com a chuva que veio, acabou levando toda a areia — disse.
— Essa é uma vala muito profunda, e precisamos ter a segurança para trabalhar sem riscos de desabamento, visto que todo o solo do entorno está molhado. A gente só tem previsão do final do trabalho após abrir tudo e ver quais são as condições. Não existe risco de desabastecimento de água — concluiu.
O que diz o Dmae:
"Dmae realiza conserto emergencial em canalização de rede pluvial na Av. Loureiro da Silva
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza, desde o início da manhã desta quarta-feira, 3, conserto emergencial em uma rede pluvial de 600 milímetros de diâmetro na Av. Loureiro da Silva, nas proximidades da orla do Guaíba. A estrutura está instalada a 2,5 metros de profundidade e o rompimento da tubulação gerou uma cratera. A EPTC sinalizou e orienta desvio em razão de bloqueio na Av. Loureiro da Silva entre a Câmara de Vereadores e a rótula da Edvaldo Pereira Paiva com Av. João Goulart. Para minimizar os impactos no trânsito, os motoristas devem seguir pela rua Gen. Vasco Alves, Rua dos Andradas, Rua Gen. Canabarro e Av. Siqueira Campos.
'Os técnicos já estão no local realizando a preparação para execução do serviço, que será feito pela empresa Encosan, contratada pelo Dmae. A estimativa é que comece o conserto ainda pela manhã', explica o diretor-geral Alexandre Garcia. O diretor relata que o departamento e a SMSURB realizaram vistoria na área na última segunda-feira e que a manutenção da canalização de drenagem estava sendo programada. 'Em virtude da chuva, acabou cedendo o asfalto e gerando a cratera', explica."