A prefeitura de Canoas iniciou no último sábado (11) uma rede de acolhimento para receber moradores em situação de rua. A ação ocorre no ginásio do Colégio São Paulo, no bairro Niterói, e o objetivo é de que o centro fique disponível durante toda a onda de frio dos meses de inverno. Somente na semana passada, 231 pessoas passaram pelo local, que atualmente necessita de doações para continuar em atendimento.
No local, as pessoas assistidas podem passar a noite e recebem kits de higiene, janta e café da manhã.
– Ontem (sexta-feira 17) fechamos o total de 231 pessoas que já passaram pelo local nesta primeira semana de atividades. Ficam em média de 30 a 40 pessoas por noite. Nós esperamos que nos próximos dias, de frio mais intenso, de que o publico fique ainda maior. O inverno de fato vai começar e o espaço não vai fechar – explica o secretário da secretaria da Cidadania de Canoas, Juliano Gonçalves.
O espaço fica aberto no período da noite e, a partir das 17h30min, servidores da prefeitura saem em veículos para realizar uma busca ativa nos principais pontos da cidade em que os moradores em situação de rua se encontram.
– Os voluntários buscam os moradores, fazem o convencimento e levam para o ginásio. Então passam por uma sequência de atendimentos. Quando chegam ao local, realizam teste de covid-19. Se negativo, podem ficar no local, passando por uma revista e triagem de documentos. Ganham um kit de higiene, roupas e calçados. Tomam banho e escolhem uma cama para passar a noite. Entre 19h30min e 20h30min jantam e ganham um kit de frutas para passar a noite. No outro dia de manhã tomam café, ganham kit de frutas e precisam deixar o local até as 8h – explica o secretário.
Após a saída dos moradores, é iniciada a limpeza do ginásio e têm início os preparativos para outro dia de atendimentos. Ao todo, 30 funcionários da prefeitura atuam no serviço.
Ginásio tem capacidade de receber até 150 pessoas
Atualmente o espaço recebe na média de 40 pessoas por noite, mas conta com a possibilidade de receber a capacidade máxima de 150 moradores.
– A maioria são as mesmas pessoas, então acabam voltando ao local – comenta Gonçalves.
Número de pessoas recebidas por dia no Ginásio
- Sábado (11): 16
- Domingo (12): 38
- Segunda-feira (13): 29
- Terça-feira (14): 33
- Quarta-feira (15): 33
- Quinta-feira (16): 39
- Sexta-feira (17): 43
Conforme o secretário, atualmente há um balanço de mais de 200 moradores de rua em Canoas.
– Cadastrados desde o fim de abril são em torno de 200 a 220. Esse número oscila pois muitos são de passagem na cidade – completou.
Diferenciais do local
O ginásio conta com atendimentos de outras secretarias, que realizam trabalhos assistenciais. A partir desta semana, o local vai também cadastrar pessoas que estão à procura de trabalho. Também é permitida a entrada dos animais dos moradores.
– Nós recebemos os pets, pois muitos deles são as únicas companhias nas ruas. Então se esse morador vai até o local, nós deixamos entrar com o pet. Alguns deles só vão se puderem levar o animal – enfatizou o secretário.
Doações e ajuda da sociedade
Conforme o secretário, muitos habitantes da Canoas já ajudam a secretaria indicando onde estão os moradores de rua para que seja realizada a busca ativa.
Mas a necessidade do momento é de doações de itens para continuar o funcionamento do centro de acolhimento.
– Nós estamos com uma campanha do agasalho da Defesa Civil da cidade e neste ano teve pouca adesão. Estamos precisando de roupas de inverno, cobertores, meias, roupas íntimas, toalhas e roupas em geral. Além de materiais de higiene – solicitou.
Os donativos podem ser entregues no próprio local, na sede da prefeitura, Defesa Civil ou em contato com a Secretaria de Cidadania de Canoas.
O ginásio do Colégio La Salle São Paulo está localizado na Rua Lajeado, 1300, Bairro Niterói.