A partir desta quarta-feira (6), motoristas que circulam pela nova ponte do Guaíba e por rodovias do entorno deverão ficar atentos para bloqueios que podem ocorrer na região. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), restrições parciais no trânsito estão previstas até o dia 15 de maio.
As interdições — realizadas também na freeway e na BR-290 — são necessárias para que sejam feitos os serviços finais da nova ponte, para que o empreendimento possa ser entregue oficialmente. Todas serão feitas no entorno da travessia, com sinalização dos locais com bloqueios.
Apesar de haver um cronograma de bloqueios (veja abaixo), podem ocorrer alterações conforme definição do Dnit ao longo dos dias.
Na nova ponte, a previsão era de bloqueios já a partir desta quarta. No entanto, segundo o órgão, a intervenção só deve iniciar na quinta-feira.
Já na BR-290, que não tinha previsão de serviços nesta quarta, há trabalhadores na ponte sobre o Saco da Alemoa, em Porto Alegre. Eles estão no sentido Capital-Interior, mas, até o fim da manhã, ocupavam apenas o acostamento, sem bloqueios — a situação pode mudar ao longo do dia.
Em caso de chuva, as atividades podem ser adiadas. A expectativa do Dnit é de que os serviços sejam concluídos antes do prazo.
Previsão de bloqueios:
Nova Ponte do Guaíba (das 9h às 16h)
- 06/04 até 15/05 - Intervenções no pavimento (microfresagem e microrrevestimento)
- 25/04 até 09/05 - Intervenções no pavimento - BR-290/BR-116, em ambos os sentidos
Freeway (das 21h às 5h)
- 06/04 até 30/04 - Execução de guarda-rodas
- 06/04 até 30/04 - Execução das destinações de águas pluviais (drenagem)
BR-116/BR-290 (das 21h às 5h)
- 30/04 até 15/05 - Execução das destinações de águas pluviais (drenagem) no sentido Porto Alegre – Guaíba