Em meio à crise hídrica que atinge moradores do Morro da Cruz, na zona leste de Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu obras na região com o objetivo de aumentar a pressão da água que é levada às partes mais altas. Nesta sexta-feira (4), foi feita a troca de uma motobomba, conjunto que serve para transportar a água de um ponto a outro, presente no reservatório Cota 200, localizado no alto do morro.
Segundo o Dmae, com essa substituição, será garantido que o motor que empurra a água para cima não se desarme por problemas de fiação elétrica. A prefeitura já havia feito uma substituição no aparelho que amplia a pressão da motobomba, aumentando a potência do abastecimento. Os técnicos estimam que, dessa forma, seja possível fazer a água alcançar, no período da noite — quando há menor consumo —, residências instaladas a 250 metros acima do nível do Guaíba.
A medida faz parte do conjunto de ações emergenciais que a prefeitura busca fazer desde 10 de fevereiro, quando foi decretada situação de emergência em razão dos problemas no abastecimento.
Emergencialmente, a gestão do prefeito Sebastião Melo previu a distribuição de caixas d'água para famílias em áreas mais críticas. Dos 400 reservatórios de que a prefeitura dispõe há duas semanas, cem já foram entregues, mas apenas um foi totalmente instalado. Ao menos 600 pessoas demonstraram interesse em ter o reservatório em casa.