Uma arte ligada à periferia foi parar em uma rua que atravessa bairros nobres de Porto Alegre. A Eudoro Berlink, localizada entre os bairros Auxiliadora, Moinhos de Vento e Mont'Serrat está ficando mais colorida graças à uma parceria da prefeitura com uma seguradora gaúcha. Muros, fachadas de prédios e postes estão sendo grafitados há mais de uma semana.
A iniciativa parte da Icatu Seguros, que através de um diálogo com a prefeitura e com os donos dos imóveis usados como tela para as artes, está conseguindo tirar o cinza que toma esta parte da cidade. Um prédio de 15 metros recebeu uma pintura abstrata, usando cores vibrantes e com a frase "vida para toda vida" escrita por cima.
Além disso, 18 postes de energia estão sendo grafitados, cada um com uma temática diferente. Na última sexta-feira (25), oito estruturas receberam tinta. A fachada do estacionamento da loja Urban Arts também foi pintada com imagens que representam figuras femininas e frases típicas do porto-alegrense.
Os artistas Jackson Brum e Erick Citron, que já assinaram outras obras na cidade, foram uns dos responsáveis pelos grafites ao longo da via.
— A ideia é fazer esse caminho de arte para trazer um pouquinho de vida e de luz para o espaço. Temos algumas outras boas ações que vão se desenvolver no decorrer do ano, mas já demos esse "start" nessa primeira rua — disse Brum.
— A galera está curtindo bastante. Enquanto a gente pintava, o pessoal ficou elogiando. Acho legal que as pessoas estão gostando desse tipo de arte, do grafite, da arte de rua. Isso tem se valorizado cada vez mais — destaca Citron.
A secretaria municipal de Parcerias disse que a ação não é algo isolado na cidade. A ideia da prefeitura é tentar replicar a iniciativa em outros bairros, inclusive em lugares periféricos, onde se necessita de mais arte.
— A iniciativa da Icatu serve de exemplo para que outra empresas tomem iniciativas de embelezar uma rua, uma quadra, para que a gente possa viver em uma cidade mais bonita e alegre. Porto Alegre está de aniversário neste ano e todas essas iniciativas são presentes que o município recebe muito bem, com grande entusiasmo — disse a secretária de Parcerias, Ana Pellini.
— Quando alguém toma uma iniciativa positiva, outras vêm atrás. Há um contágio positivo de coisas boas — completou.
No momento, a Icatu Seguros disse que conversa com o governo do Estado para fazer intervenções no Colégio Piratini, que também fica na mesma rua. Segundo a empresa, os diálogos estão avançados e a direção da escola disse estar entusiasmada com a ideia.
Produção: Guilherme Gonçalves