Neste sábado, será formada a nova Corte do Carnaval de Porto Alegre, com foco na retomada dos Festejos de Momo. O concurso, que conta com 23 candidatas a Rainha do Carnaval e dois candidatos a Rei Momo, será na Maluc Eventos, no bairro Navegantes, a partir das 21h.
A realização do Carnaval 2022 no Complexo Cultural do Porto Seco, na Zona Norte, foi anunciada no calendário de eventos divulgado pela prefeitura para os 250 anos de Porto Alegre, no final de setembro. Os desfiles das escolas estão previstos para os dias 18, 19 e 20 de março do próximo ano.
Antes da eleição da Corte, as 23 representantes, sendo 22 de diversas agremiações de Porto Alegre e Região Metropolitana e uma candidata da União dos Destaques do Carnaval (Udesca), passaram por intensa preparação para a disputa do título de rainha. O responsável por deixá-las prontas foi Evandro Hazzy, diretor artístico do concurso.
– Nesta minha fase à frente do concurso, é muito importante dizer que é o concurso com maior nível de beleza entre as candidatas, inclusive de bagagem cultural. Este ano, as histórias das candidatas são incríveis, pois ainda estamos numa pandemia, e é um momento de superação, elas estão engajadas e preparadas – afirma o diretor artístico, que completará 26 anos de experiência no concurso.
Hazzy destaca que, nos últimos 30 anos de seleção, esta edição é a que tem o maior número de concorrentes em busca do título.
O presidente da União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa), Richer Kniest, afirma que a expectativa para o evento é significativa:
– A escolha da Corte se torna para nós a primeira realização para o Carnaval de 2022, em parceria com a prefeitura que inicia seus festejos de 250 anos, temos uma expectativa muito grande. Está sendo preparada uma festa muito bonita.
Conheça as candidatas ao título de Rainha do Carnaval de Porto Alegre:
Larissa Silva Medeiros
31 anos
Educadora Física
União da Tinga
“Hoje o Carnaval é praticamente a minha vida. Sou estudante do mestrado em Memória Social e Bens Culturais, estudo a história do Carnaval, e concorrer a rainha é a realização de um sonho.”
Thainá Dias da Rosa
19 anos
Assistente de Atendimento
Império do Sol
“Eu saio no Carnaval desde muito nova. Me afastei quando tive minha filha e retornar, neste ano, é um significado de resistência. Superei obstáculos e, hoje, realizo o meu Carnaval como eu amo.”
Kênya Regina Silveira Teixeira
21 anos
Auxiliar administrativo
GRES Filhos de Maria
“Participar deste concurso está sendo uma experiência incrível, pois teve uma troca muito grande entre as meninas. E é representativo para mim porque minha família é do Carnaval, nasci dentro disso.”
Sabrina Antunes Acosta
26 anos
Auxiliar de Serviços Gerais
Protegidos da Princesa Isabel
“Para mim, participar do concurso é a realização de um sonho e uma honra muito grande fazer parte desta festa e poder levar adiante o legado do seu Sebastião Flores, com todo carinho, e da minha escola.”
Adriana Azevedo dos Santos
40 anos
Consultora de Beleza e Estética
Acadêmicos da Orgia
“Participar do Carnaval é um privilégio, porque teve uma troca no regulamento que me permitiu entrar com 40 anos. Me sinto uma mulher empoderada e incentivei outras mulheres a entrarem neste concurso. E eu vou buscar essa coroa.”
Julia Rodembuch Rangel
25 anos
Promotora de Vendas
Unidos de Vila Isabel
“É muito importante para mim participar deste concurso, que é um sonho desde pequena que eu tenho e também da minha família. E é uma resistência muito grande, que move montanhas do Carnaval, a cultura popular.”
Cássia Katherine Joaquim dos Santos da Silva
30 anos
Advogada
Imperadores do Samba
“É a realização de um sonho de criança agora, neste momento, podendo ser a possível porta-voz do nosso Carnaval do Rio Grande do Sul. E também de poder levar alegria e amor que eu tenho no Carnaval a todas as pessoas.”
Suelen Rodrigues Fernandes da Silva
32 anos
Técnica de Higienização
Mocidade Lomba do Pinheiro
“Para mim é importante participar do Carnaval para aprimorar meu conhecimento e a cultura carnavalesca. E levar esse título vai ser brilhante, é um sonho único de todas as candidatas.”
Luísa Helena da Rosa Ortiz
27 anos
Técnica em Enfermagem
União da Vila do IAPI
“Participar deste concurso é um compromisso pessoal de levar alegria para o Carnaval de Porto Alegre com a coroa e de representar nossa ancestralidade, com a continuação do nosso Carnaval, que passou por momento difíceis na pandemia.”
Bruna Ferreira Marques
32 anos
Consultora Óptica
Estado Maior da Restinga
“A importância de participar é uma realização pessoal porque já tenho 32 anos, estou quase fechando com chave de ouro. Será um título para minha realização e também da minha filha de sete anos. Vamos para cima!”
Thaynara de Souza Baldez
23 anos
Mecânica Profissional
S.B.C.R. Copacabana
“Para mim é uma honra estar no concurso, pois é um sonho que eu tenho desde pequena e venho me preparando, participando de outros concursos, dançando em escola. Está sendo o maior prazer participar!”.
Inajara da Silveira Salazar
26 anos
Recepcionista
SCB Acadêmicos de Gravataí
“Está sendo muito prazeroso e estou muito honrada de participar deste concurso tão adorado no nosso Estado, e também de representar minha escola tão amada.”
Solange Nazário Medeiros Lobato
38 anos
Professora/Assessora Pedagógica Smed
Academia de Samba Praiana
“A importância do Carnaval 2022, além de ser a retomada, também integra os 250 anos de Porto Alegre. Uma data muito especial, culturalmente cheia de possibilidades, e o Carnaval é uma grande festa, uma grande comemoração para toda cidade!”
Valderes Pavão
43 anos
Técnica em Enfermagem
Unidos do Guajuviras
“É muito significativo participar do concurso devido à minha idade. Estou com 43 anos e, com a mudança do regulamento, é a minha chance. É maravilhosa essa oportunidade de dar espaço para mulheres maduras, me deixou muito feliz.”
Franciele Teixeira Pereira
24 anos
Técnica de Enfermagem
Os Comanches
“Participar do Carnaval está sendo um sonho que eu tenho desde criança. Em 2008, concorri a Rainha Mirim e não fiquei na Corte. Me vejo realizando ideias e projetos no Carnaval, é realmente um sonho.”
Vanucci Felix Bitencourt
34 anos
Vigilante
Embaixadores do Ritmo
“É um sonho sendo realizado de anos, aproveitando que não tem idade máxima, eu me joguei de coração e alma. Aceitei o convite da escola para participar desse sonho.”
Valeska Almeida Soares da Silva
18 anos
Estudante
Bambas da Orgia
“Se eu me tornar a Rainha do Carnaval, quero mostrar que a mulher não é um sexo frágil, a Rainha é uma pessoa inteligente, que ajuda as pessoas, que é disposta a representar tudo de melhor que uma mulher é capaz de fazer”.
Catielly da Costa
22 anos
Vendedora
UDESCA
“Eu cresci no meio do mundo carnavalesco, e para mim sempre foi um sonho poder participar da Corte. E não somente da Corte do Carnaval, mas de também ser uma rainha de bateria, e desde do ano passado, tenho alcançado meus objetos.”
Greice Roberta da Silva Barboza
37 anos
Técnica de Enfermagem
Unidos da Vila Mapa
“A importância de estar no concurso é ser representante da Escola Unidos da Vila Mapa, que é unida e muito guerreira. É uma honra! Também sou grata a quem me motivou, minha família e meus amigos.”
Miriele Klaus da Silva
23 anos
Técnica em Enfermagem
Império dos Herdeiros
“O Carnaval é muito importante para mim. Estou realizando um sonho que é meu e da minha família. Espero, sinceramente, conseguir trazer esse título para a Império dos Herdeiros”.
Bruna Reimundo Martins
34 anos
Técnica Logística
SBC Realeza
“Para mim, é importante estar aqui para representar as mulheres da minha comunidade, a minha escola, que é a única que não possui quadra e tem a força de fazer os ensaios na Encruzilhada do Samba, a minha Mimosa da Zona Leste.”
Laysla Marayara Alcantara S. Amaral
17 anos (emancipada)
Trancista Autônoma
Império da Zona Norte
“Como carnavalesca desde pequena, porque venho de uma família de tradição carnavalesca desde sempre, é uma emoção muito grande e um sentimento único por ser a mais nova. É demais!”
Karoeine Loraine dos Santos
29 anos
Supervisora de Cobrança
Imperatriz Dona Leopoldina
“Carnaval, para mim, é magnífico. Sempre vivi dentro da minha escola e representar a minha comunidade é algo que, para mim, tem um tamanho enorme, grandioso. Está sendo um sonho! Criamos, no concurso, uma irmandade e está sendo incrível!”
Confira os candidatos ao título de Rei Momo:
Ubirajara Borba da Silva (Byra Borba)
41 anos
Cozinheiro
Imperatriz Dona Leopoldina
“Estou Rei desde 2018. É uma honra representar a minha comunidade e todos os Reis que já passaram por Porto Alegre. Peguei os anos mais difíceis do Carnaval e, por isso, nos dá muita garra para continuar. Ser Rei de Porto Alegre, nos 50 anos do Rainha do Carnaval, é a maior honra que a gente pode ter e é muito importante para mim e para todas pessoas que caminham comigo, que são anônimas. Não existe uma disputa, mas sim um encontro pelo bem da Capital. O vencedor desse concurso é o Carnaval de Porto Alegre!”
Marco Aurélio Moreira Bica
41 anos
Educador Social
Acadêmicos da Orgia
“É um ano que comemoramos os 50 anos do Rainha do Carnaval e os 250 anos de Porto Alegre, e eu me sinto muito honrado de participar deste concurso, até porque tenho 23 anos de reinado e presido a Associação dos Reis Momos do Brasil. O Carnaval de Porto Alegre é uma festa maravilhosa, com características próprias e que dialoga com todo o Brasil. É um Carnaval de superação, sem recursos e ainda em pandemia. Mas estamos aqui como resistência!”
SERVIÇO
- O que: escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, além de duas princesas
- Quando: sábado, 11 de dezembro, às 21h
- Local: Maluc Eventos, na Avenida Brasil, 1.206, bairro Navegantes
- Ingressos: avulsos estão esgotados. No local do evento, só haverá venda ingressos para camarotes e mesas disponíveis